Com visual mais moderno, mas com potência menor, a Hyundai Caoa apresentou o Elantra 2017, chamado pela marca de New Elantra. Produzido na planta da HMC, em Ulsan, Coreia do Sul, o modelo chega ao Brasil em três diferentes configurações e uma única motorização, a 2 litros aspirada, com até 12 cv a menos que o antecessor.
As mudanças no visual do sedã tiveram início pela grade frontal, agora em formato hexagonal, passando pelo novo conjunto óptico, com faróis mais afilados, e pelas entradas de ar em formato cortina. As laterais contam com vincos mais suaves e rodas de liga leve de 16 polegadas, garantindo ao modelo um visual mais moderno.
A traseira do sedã mantém as características, com lanternas que invadem o porta-malas, mas ganhou um difusor localizado na parte inferior do para-choque. Estes novos traços e características deram ao modelo uma aparência mais futurista e esportiva,
Por dentro o modelo segue as mudanças externas, deixando de lado o painel rebuscado, dando a impressão de modernidade e maior qualidade do material. O ruído diminuiu e o espaço para os ocupantes é interessante.
Na contramão dos concorrentes, que trazem motorização turbo, o Elantra é equipado com o motor 2.0 flex aspirado, que está menos potente que a versão anterior. São 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina, 11 cv e 12 cv a menos que o antecessor, respectivamente. O torque máximo é, de 20,6 kgfm com etanol e 19,2 kgfm com gasolina, a 4.700 rpm. O propulsor é associado à segunda geração da transmissão automática Shiftronic de 6 velocidades.
Em três configurações distintas (Base, Special Edition e Top), o Elantra traz de série, desde a versão de entrada por R$ 84.990, itens como espelho retrovisor elétrico e aquecido, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, controle automático de velocidade (conhecido como piloto automático), airbags frontais para motorista e passageiro e dispositivo de fixação de cadeirinhas (ISOFIX), além de volante multifuncional.
Por R$ 103.990, a Special Edition traz adicionalmente o sistema de ar-condicionado automático dual-zone, botão de partida sem chave, abertura do porta-malas por aproximação, bancos revestidos em couro, central de entretenimento com tela sensível ao toque de 7” com GPS e câmera de ré integrados, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, Bluetooth, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e com apoio lombar, sensor de chuva, volante e manopla revestidos de couro e conjunto óptico com fita de luz diurna em LED.
Já a versão Top, que sai por R$ 114.990 traz todos os itens oferecidos na Special Edition e conta ainda com Detector de Ponto Cego (BSD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), teto solar elétrico, painel de instrumentos de 4,2”, airbag para os joelhos do motorista (completando sete airbags), espelhos rebatíveis eletricamente e modo de seleção de condução (DMS).