A tradicional prova do automobilismo de São Paulo, a 34ª edição das 100 Milhas Piracicaba, foi disputada no último final de semana e foi um sucesso de público e solidariedade. Durante os três dias de treinos e prova quase 6 mil pessoas passaram pelo circuito do ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo e foi arrecadado 3 toneladas de alimentos não perecíveis. As doações irão para o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.
Realizado pelo ECPA, o evento foi apoiado pela Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e teve atividades variadas, como uma feira das mulheres empreendedoras.
“Foi uma ação fantástica e que superou em muito a nossa expectativa. Estávamos recolhendo alimentos desde sexta-feira, quando começaram os treinos livres, mas o público veio mesmo no domingo, quando tivemos muitas atividades de esportes e lazer no ECPA. Com certeza iremos contribuir com muitas pessoas necessitadas e esse é o espirito da união entre o esporte e a o amor ao próximo”, disse emocionada Daniella Giannetti, diretora do evento.
A prova
Com carros de turismo e gaiolas formando um único grid, a prova principal foi bastante movimentada com muitas disputas. A preliminar das 100 Milhas foi da categoria de Fuscas.
Após duas horas e meia de prova, a vitória na Turismo 1.6 a vitória foi da dupla formada por Diogo Lapena (Araraquara/SP) e João Gabriel (Matão/SP). Lapena já havia vencido em 2018, mas competindo entre as gaiolas.
A frustração ficou para Rodrigo Stefanini que liderava a corrida quando se acidentou com um retardatário. Com o carro avariado, o piloto de Capivari precisou entrar nos boxes, caindo para a última posição. Numa corrida de recuperação chegou em segundo lugar.
Já entre os carros da Turismo 1.4, a vitória ficou com o trio formado pelo experiente Renato Rattes, de Porto Feliz/SP, e dois novatos, Rodrigo Nevoa e Alan Lafuria, ambos da cidade de Araraquara/SP. Rattes venceu a disputa em 2002 e 2009.
Tubular
Porém, foram as gaiolas tubulares que apresentaram o resultado mais interessante. A pole position foi conquistado pela dupla formada por pai e filho: Douglas e Roberto Correa, de São Paulo. Mas, na largada, que pulou na frente foi Felipe Giannetti, que também formou dupla com seu pai, Dito Giannetti.
Mesmo vencendo a prova, a dupla Giannetti cometeu um erro durante a parada nos boxes e foi punida, terminando em segundo lugar.
“Confundi-me com os tempos e isso foi crucial. Está no regulamento e eu cometi essa falha”, lamentou Dito Giannetti.
Assim, os vencedores foram Douglas e Roberto Correa.
Resultado completo da 34ª 100 Milhas Piracicaba
Turismo 1.6
1ª Diogo Lapena/João Gabriel
2ª Rodrigo Stefanini
3ª Eric Bruno / Helton Rocha
4ª Edson Paes/Bruno Paes/Rodrigo Tavares
5ª Odair Possa/Guilherme Possa
Turismo 1.4
1ª Renato Rattes/Rodrigo Nevoa/Alan Lafuria
2ª Valdir Lourenço Junior
3ª Luiz Felipe / Alexandre H.
4ª Francesco Calamonaci Filho
5ª Anderson S. / Kauan H. / Guilherme R.
Tubular
1ª Roberto Correa/ Douglas Correa
2ª Dito / Felipe Giannetti
Fuscas – prova 1
1) Eduardo Belizario
2) Felipe Martins
3) Stanley Wessler
4) Heitor Nogueira Filho
5) Paulo Zamana / Andre Zamana
Fuscas – prova 2
1) Eduardo Belizario
2) Stanley Wessler
3) Heitor Nogueira Filho
4) Felipe Martins
5) Paulo Zamana / Andre Zamana