Um carro clássico como prêmio, nova pontuação e inversão do grid de largada na segunda corrida serão as novidades do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2010. A categoria monomarca da Porsche iniciará sua sexta temporada respaldada na forte presença em eventos internacionais, na competitividade de suas corridas e na força de suas duas divisões – Cup, para os Porsche 911 GT3 Cup da geração “997”, e Cup Light, aberta aos carros da geração “996”. “Temos certeza de que a temporada 2010 será uma das mais marcantes do Porsche GT3 Cup no Brasil”, confia Dener Pires, diretor da categoria.
A temporada começará nos dias 6 e 7 de março em Curitiba, como evento suporte do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo). Antes disso, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os pilotos estarão em Interlagos para testes de pré-temporada.
Ao final do campeonato de 2010, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil oferecerá um prêmio inédito no automobilismo brasileiro: um carro clássico – no caso, um Porsche 356, ícone da marca alemã, fabricado entre 1948 e 1964. A unidade que será oferecida como prêmio já está a caminho do Brasil: é um modelo 1962, com carroceria cupê. O Porsche 356 será sorteado entre 11 pilotos – os dez primeiros colocados no campeonato e mais um, escolhido por sorteio, que tenha terminado de 11º para trás e, obrigatoriamente, largado em todas as 16 provas do ano. O sorteio será feito por meio de bolas numeradas colocadas em um globo giratório e será definida uma escala na qual o campeão tenha um número maior de bolas e o 11º piloto, apenas uma. O crescimento expressivo do Porsche GT3 Cup, tanto de público quanto de interesse da mídia, levou a uma alteração na programação dos eventos. Nos primeiros cinco anos, a categoria tinha treino classificatório realizado na sexta-feira e rodadas duplas aos sábados – isso só mudava quando a categoria fazia provas de suporte de eventos internacionais, como o WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A partir de 2010, a sexta-feira terá treinos opcionais das duas categorias e aos sábados, após o treino classificatório da Light, acontecerão o classificatório e a primeira corrida dos Porsche “997”. Aos domingos, serão realizadas a prova única da Light e a segunda corrida da Cup. “Com isso, a programação fica bem mais atraente para o público e nossa equipe de mecânicos ganha mais tempo para fazer eventuais reparos nos carros entre uma corrida e outra”, explica Dener.
O grid de largada da segunda corrida da Cup “997” continuará sendo definido pelo resultado da primeira corrida do final de semana. A novidade a partir de 2010 é a inversão das dez primeiras colocações, com o décimo colocado largando na pole position, o nono em segundo e assim sucessivamente.
A pontuação também foi ligeiramente alterada. Na primeira prova da “997”, os pontos para os 15 primeiros colocados serão atribuídos na escala 22-20-18-16-14-12-10-9-8-7-6-5-4-3-2. Na segunda corrida da 997 e na prova única da Light, a escala será 20-18-16-14-12-10-9-8-7-6-5-4-3-2-1. Em ambas as divisões, a classificação final será apurada considerando o descarte das duas piores pontuações de cada piloto ao longo da temporada.
O calendário da temporada 2010 teve uma alteração em virtude da mudança de data do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, prova da qual o Porsche GT3 Cup fará parte da programação. As novas datas são as seguintes:
6 e 7 de março – Curitiba-PR (preliminar do WTCC)
17 e 18 de abril – Jacarepaguá (Rio de Janeiro-RJ)
15 e 16 de maio – Velopark (Nova Santa Rita-RS)
19 e 20 de junho – Interlagos (São Paulo-SP)
28 e 29 de agosto – Interlagos (São Paulo-SP)
16 e 17 de outubro – Curitiba-PR
6 e 7 de novembro – Interlagos (São Paulo-SP) – preliminar do GP do Brasil de F1
11 e 12 de dezembro – Interlagos (São Paulo-SP)