3.0 CSL um dos automóveis mais espetaculares feitos pela BMW

Em 1968 surgia um dos modelos mais espetaculares da marca BMW: 2800 CS. Com linhas muito elegantes e esportivas e muito conforto no interior, o CS tinha um motor de 2,8 litros que desenvolvia 170 cavalos. O coupé BMW 2800 CS, no entanto, não era um carro destinado para competições.

No ano seguinte ao seu lançamento, a Alpina, uma empresa de preparação de veículos de corrida, apresentou o primeiro BMW 2800 CS com 250 cavalos para a disputa das 24 horas de Spa. A Alpina, como o apoio da Schnitzer, aperfeiçoou a suspensão e o trem de força para transformar o confortável cupê esportivo em um carro de turismo de corrida. No entanto, o projeto fracassou por conta do CS ser muito pesado.

Mas o projeto não foi esquecido. Em 1971, muito mais leve, surgia uma versão de competição bem mais eficiente.  Com motor de seis cilindros, 3,0 litros e 180 cavalos, o modelo já começava a impressionar em competições.

Mas foi em 1972, que a BMW lançou o 3.0 CSS, um dos modelos mais bonitos e esportivos que a marca alemã já produziu. Para desenvolver o modelo de competição, a BMW criou o famoso departamento Motorsport. Até hoje a letra “M” define os modelos especiais da marca bávara.

Surgia assim o BMW 3.0 CSL com um motor de injeção direta de seis cilindros e 200 cavalos, que superou todas as expectativas. Por 7 anos seguidos, o CSL era quase imbatível nas provas que disputava.

Batmóvel

A partir de 1973, o BMW 3.0 CSL foi a versão de estrada mais potente da série. Os engenheiros alcançaram sua ambição de um caráter mais competitivo no terceiro estágio de desenvolvimento por meio de maior capacidade, potência, construção extremamente leve e um pacote aerodinâmico impressionante, pelo qual o BMW 3.0 CSL ganhou o apelido de “Batmóvel” dos fãs da marca.

Nenhum outro BMW faz valer o ditado favorito dos designers “a forma segue a função” de forma mais visível do que o 3.0 CSL. Os trilhos de ar nas asas dianteiras garantiram maior estabilidade em curvas rápidas. Os arcos das rodas 2 cm mais largos permitiram espaço para rodas de liga leve de 7″ de largura. O spoiler dianteiro aumentou a força descendente no eixo dianteiro e a enorme asa traseira proporcionou mais tração às rodas traseiras. Essa última teve de ser removida para uso nas ruas, pois a asa não era legal. Quando o carro foi entregue, a asa estava no porta-malas e não montada na atraente traseira.

O acrônimo CSL significa “coupé sport lightweight” (cupê esportivo leve), e foi o L que os desenvolvedores em torno do engenheiro chefe Jochen Neerpasch levaram ao pé da letra.

Quase todos os componentes do BMW 3.0 CSL foram medidos, pesados e, quando possível, substituídos por uma versão mais leve. As portas, a tampa do porta-malas e o capô foram feitos de alumínio, o material mais leve em uso há 50 anos.

Até mesmo o metal foi colocado em uma dieta: a capota, a parede divisória do compartimento de bagagem, as caixas das rodas e as paredes laterais dianteiras e traseiras eram agora feitas de chapas finas de metal.

As janelas traseiras e laterais eram feitas de perspex. Cada grama contava e, por isso, até mesmo o mecanismo de elevação do capô foi substituído por hastes finas. O motorista sentou-se em assentos leves feitos especialmente para o 3.0 CSL.

6,1 kg/hp

O peso médio do BMW 3.0 CSL de apenas 1.270 kg alcançou uma excelente relação peso-potência de 6,1 kg/cv. A versão mais leve do cupê CS tinha 180 cavalos, dois carburadores e uma velocidade máxima de 213 km/h.

A versão final do modelo alcançava 206 cavalos e tinha injeção direta de combustível e motor de 6 cilindros em linha. A capacidade aumentou de 2.985 para 3.003 centímetros cúbicos, atingindo um máximo de 3.153 cc em 1973. O “Batmóvel” era equipado com uma transmissão manual de quatro velocidades, atingindo uma velocidade máxima de 220 km/h.

Apenas 167 unidades deixaram a fábrica entre 1973 e 1975.