A chinesa BYD apresentou esta semana o Dolphin Mini, o modelo 100% elétrico mais barato do Brasil. O Mini além de ter um design muito agradável, impressiona o bom espaço interno.
Espaçoso
A grande atração do BYD Dolphin Mini é o pequeno tamanho por fora e o surpreendente espaço por dentro. Com 3,78 m de comprimento, o modelo tem uma grande distância de entre-eixos (2,5 metros). Isso associado á altura de 1,58 metro de altura e 1,71m de largura, permite um espaço generoso e agradável no seu interior para até quatro passageiros. O acabamento geral é muito bom e os bancos dianteiros são em formato de “concha” e o traseiro, integral.
O do motorista possui ajuste elétrico em seis posições e o banco do passageiro pode ser ajustado manualmente em até quatro posições. Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro. Um dos principais diferenciais dos modelos elétricos, como não têm câmbio, é a ausência de túnel traseiro central, permitindo mais comodidade.
Assim como os demais veículos da BYD, o Mini traz uma enorme tela flutuante e giratória multimídia ICS – Intelligent Cockpit System de 10,1 polegadas. Além do carregamento por indução para smartphone, conta com portas USB-A, USB-C e tomada 12V.
Já o painel de instrumentos LCD de 7” (muito pequeno) oferece diversas informações do veículo. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.
O Dolphin Mini oferece controle de cruzeiro com seletor de velocidade, luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia. O console minimalista, horizontal, assegura as principais funções ao alcance da mão.
O BYD Dolphin Mini conta ainda com vidros elétricos, câmera de ré, função “Follow me Home”, assistente de voz e retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual.
O porta-malas, com o banco traseiro na posição normal, tem apenas 230 litros. Mas pode ser aumentado para 930 litros com o rebatimento do banco traseiro. No porta-malas está o kit de reparo de pneus, para consertos emergenciais.
O Mini vem equipado com um motor elétrico com potência de 75 cavalos com torque máximo de 135 Nm. Segundo a marca chinesa, o Mini acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. O peso de 1.239 kg em ordem de marcha (peso bruto total de 1.568 kg).
Ainda segundo a marca, já que não houve teste drive no lançamento, a autonomia é de 280 quilômetros. Vale ressaltar que, ao contrario dos veículos a combustão, os modelos elétricos na estrada consomem bem mais, reduzindo bastante a autonomia.
A bateria Blade BYD (LFP) de 38 kWh integrada à plataforma foi desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro.
A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros e a garantia da bateria é de oito anos, sem limite de quilometragem. Na compra do modelo o consumidor ganha um carregador wallbox.
Preço BYD Dolphin Mini
R$115.800,00