Nova geração do Mercedes-Benz Classe E já está á venda

O modelo mais representativo da Mercedes-Benz, o Classe E, começa a ser vendido no Brasil este mês. Na sua 11ª geração, o modelo foi lançado em maio de 2023 na Europa e comemora 75 anos de existência. Em versão única (sem opcionais), o sedã vem eletrificado, muito luxo e conforto. E ainda trás muita tecnologia embarcada.



Imponente

O novo Mercedes Classe E, que fica posicionado entre o Classes C e S, é bem generoso nas medidas. O modelo mistura com muita elegância o clássico e a esportividade. E a prova disso é a estrela imponente (na geração anterior, algumas versões já tinham recebido) no capô em cima da grade e a volta de muitos cromados. O capô dianteiro longo é seguido por uma cabine que fica bem recuada. O design com a cabine recuada é complementado pela traseira relativamente curta.

No meio da grande grade do radiador com detalhes cromados, está o painel dos assistentes de direção. Os amplos faróis de Led com assistente adaptativo compõem a dianteira. Como característica típica da marca, as luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha.

A vista lateral destaca as proporções harmoniosas e a linha de cintura alta destaca o design harmonioso do sedã. As maçanetas embutidas, conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz, estão disponíveis e ao se chegar perto elas “pulam” para fora. Destaque na traseira são as luzes de LED, com um desenho especial: quando acessas formam desenhos de estrelas vermelhas.
Luxo, conforto e beleza estão em todo o interior. Mas o destaque é o painel de fora a fora com três telas.

O MBUX Superscreen, sistema que integra em toda a extensão do painel do carro, três grandes telas digitais. Além do painel de instrumentos 3D de 12,3”, em uma peça inteira, agrega também a central multimídia de 14,4″, que tem, entre outras funções, a navegação com tráfego online, o assistente de estacionamento ativo e as câmeras de 360 graus, uma tela de 12,3″ exclusiva para o passageiro dianteiro. Através dela é possível controlar algumas funções do veículo, como o áudio.

Na tela exclusiva para o ocupante do lado do motorista, o felizardo pode até assistir um filme ou acessar a internet. No painel de instrumentos, dois sensores ficam de olho para ver se o motorista está se distraindo com a tela do passageiro e se for detectado, o sistema a desliga.
O áudio Burmester, possui 17 alto-falantes e 730W de potência.

Inédito é a câmera instalada acima do painel, no centro, que permite aos ocupantes tirarem fotos e fazer vídeos do interior do carro. Ela só funciona quando o automóvel está parado.
A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o para-brisa, passando pelas colunas A e até as portas. Isso cria uma sensação generosa de espaço.

Os bancos em couro são muito confortáveis e acolhedores. A capacidade de bagagem é de até 540 litros.

Híbrido leve

Com muita força em baixas rotações, o motor oferece um bom desempenho ao novo Classe E. Com quatro cilindros a gasolina desenvolve 258 cavalos de potência e 40,8 mkgf de torque. Com o motor elétrico, que oferece mais 23 cavalos e um torque e adicional de 205 Nm, o modelo tem 281 cavalos. Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.

Eixo traseiro direcional 

A condução ágil do novo Classe E se deve em grande parte à orientação precisa das rodas dianteiras por meio de quatro braços de controle individual. No eixo traseiro, uma suspensão traseira independente multibraço otimizada com cinco links garante excelente controle das rodas e excelente estabilidade.

Em ambos os eixos, as molas e amortecedores são combinados em uma única torre e não estão envolvidos nas tarefas de orientação das rodas, portanto, a suspensão responde com sensibilidade correspondente. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro desacoplam a suspensão e o corpo de vibrações e ruídos.

O novo Classe E está disponível com o sistema de suspensão pneumática com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão responde de maneira muito sensível. O sistema também mantém sempre a mesma altura livre do solo, independentemente da carga do veículo, mas também faz alterações quando necessário.

O sedã é especialmente ágil e estável com o eixo traseiro direcional e a correspondente relação de direção mais direta no eixo dianteiro. O ângulo de direção no eixo traseiro é de 4,5 graus. Isso reduz o diâmetro de giro em até 90 centímetros.

Preço R$ 639.900,00.