Durante muitos anos, o C30 foi uma referência em termos de design nos veículos de entrada da Volvo. Agora, novamente um pequeno modelo é a sensação entre os veículos de entrada da marca sueca.
O EX 30 acaba de ser apresentado mundialmente em Milão, na Itália, por aproximadamente 38.000€ (R$ 190 mil).
Em todo o mundo, a faixa dos B-SUV é uma das que mais cresce e o EX 30 vem exatamente nesse segmento.
Com apenas 4,2 metros, o modelo chega para ganhar novos clientes para a marca e para isso, vem caprichado de tecnologia, conectividade e economia na mobilidade.
“O EX30 pode ser o nosso menor SUV, mas representa um grande passo para os nossos clientes e para a marca. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem menor”, afirmou durante o evento Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
Moderno
O EX30 conta com um design jovem, bem ao estilo do XC40, com destaque para a dianteira, que por não ter radiador, tem a frente toda fechada e os faróis em formato “martelo do Thor”.
Por dentro, o modelo é muito agradável e não existem botões físicos. A boa distância no entre-eixos (2,6 metros mm) garantem um excelente espaço interno.
Destaque também, para a ampla tela central, com 12,3 polegadas que passa todas as informações necessárias para o motorista. O sistema de infoentretenimento vem com a conectividade 5G e com a plataforma tecnológica Snapdragon Cockpit.
O novo EX30 conta ainda com o sistema Google incorporado, com as aplicações como, o Google Assistant ou o Google Maps, que se juntam ao Google Play. O novo modelo sueco é o primeiro a incorporar a conexão ao sistema Apple CarPlay sem fios.
O porta-malas tem boa capacidade que vão de 318 com os bancos e a tampa no lugar normal, até 904 litros. O Volvo EX30 é generoso em porta-objetos.
Elétrico
A marca sueca acredita que quem compra o EX30 transitará principalmente nas grandes cidades ou trajetos pequenos.
Para esses consumidores, a Volvo recomenda a opção “Single Motor” com bateria LFP de 51 kWh de fosfato de ferro-lítio. Nesse caso, a autonomia é de 344 quilómetros. A aceleração é de 0 a 100 quilômetros por hora em 5,7 segundos.
Se o proprietário precisar de mais autonomia, a marca sugere a opção “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC de lítio, níquel, manganésio e cobalto. Nesta opção, a autonomia será de 480 quilómetros e a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.
Já para os desejam desempenho, a marca criou ainda outra variante: a “Twin Motor Performance”. Com tração integral e 315 kW/428 cavalos de potência, o modelo acelera de 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos.
O EX30 será comercializado em cinco cores.