A Stock Car 2016 , que começa no dia 06 de março, com a Corrida de Duplas em Curitiba, já inicia com mudança em seu carro. Algumas das alterações foram implementadas já durante o curso do campeonato passado, em 2015, como o reposicionamento e redimensionamento dos radiadores de óleo do motor, agora localizados na parte de trás do protótipo aumentando a eficiência na refrigeração e até mesmo na aerodinâmica do bólido.
Em 2016 outras mudanças entram em prática. A primeira delas é no tanque de combustível. A caixa de alumínio passa agora a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, além de ajudar na absorção de impacto em caso de acidentes. Dentro, uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina – como já era no passado. A posição do tanque foi mantida – onde em um carro comum ficaria o assento do passageiro -, mas a peça agora está mais baixa para facilitar a saída do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.
Todo o conjunto da direção também foi substituído. Caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. Este também foi um dos itens mais testados durante o ano passado pela JL, empresa que constrói e prepara os carros da maior categoria do automobilismo brasileiro. As pastilhas de freio também mudaram, após serem duramente testadas durante todo o ano de 2015.
Na parte da frente, novas mudanças. O assoalho dianteiro foi redesenhado para otimizar o fluxo de ar. Antes confeccionado em madeira e fibra de vidro, o assoalho agora vira uma peça única em fibra de carbono, mais leve e resistente. Assim como as tomadas de ar, também em carbono, agora maiores para permitir uma refrigeração mais eficiente do motor e para os freios, direcionando mais ar para o radiador dianteiro e para os dutos que conduzem aos discos de freio das rodas da frente.
PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira, 2 de março
13h00 – 13h50 – Reconhecimento de pista (pilotos e chefes de equipe)
15h40 – 16h00 – Shakedown (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
16h10 – 16h30 – Shakedown (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car
Quinta-feira, 3 de março
10h00 – 10h40 – 1o Treino Extra (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
10h50 – 11h30 – 1o Treino Extra (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car
12h30 – 13h00 – 1º Treino Extra Campeonato Brasileiro de Turismo
13h15 – 13h55 – 2o Treino Extra (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
14h05 – 14h45 – 2o Treino Extra (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car
15h00 – 15h30 – 2º Treino Extra Campeonato Brasileiro de Turismo
Sexta-feira, 4 de março
08h00 – 09h00 – 1o Treino (Grupo 1 – piloto convidado) Stock Car
09h10 – 10h10 – 1o Treino (Grupo 2 – piloto convidado) Stock Car
10h25 – 11h05 – 1o Treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
12h10 – 12h50 – 2o Treino (Grupo 1 – qualquer piloto) Stock Car
13h00 – 13h40 – 2o Treino (Grupo 2 – qualquer piloto) Stock Car
13h55 – 14h35 – 2º Treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
14h50 – 15h50 – 1o Treino (C250 Cup) MB Challenge
16h00 – 17h00 – 1o Treino (CLA AMG Cup) MB Challenge
17h00 – 18h00 – Foto oficial (todos os pilotos) Stock Car
Sábado, 5 de março
08h00 – 08h20 – 2o treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
08h30 – 09h10 – 3o Treino (Grupo 1 – qualquer piloto) Stock Car
09h20 – 10h00 – 3o Treino (Grupo 2 – qualquer piloto) Stock Car
10h10 – 10h30 – Classificação Campeonato Brasileiro de Turismo
10h40 – 11h40 – 2o Treino (CLA + C250) MB Challenge
12h00 – 13h00 – Classificação Stock Car
14h25 – Largada (corrida 1) Campeonato Brasileiro de Turismo
15h15 – 15h35 – Classificação (CLA AMG Cup) MB Challenge
15h45 – 16h05 – Classificação (C25 Cup) MB Challenge
Domingo, 6 de março
09h10 – Largada (Corrida 2) Campeonato Brasileiro de Turismo
10h35 – Largada Mercedes-Benz Challenge
12h30 – Largada Stock Car
14h00 – 15h00 – Visitação aos boxes + volta rápida