A expectativa do público é alta, às vésperas da 84ª edição da 24 Horas de Le Mans, em 18 e 19 de junho. A Porsche participará da corrida mais exigente do mundo com o 919 Hybrid como recordista, defendendo o título e líder tanto dos campeonatos mundiais, como de fabricantes e também de pilotos. Le Mans é também a terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Antes desse ponto alto da temporada, o trio formado por Romain Dumas (França), Neel Jani (CH) e Marc Lieb (Alemanha) lidera a pontuação dos pilotos. Os atuais campeões mundiais, no carro-irmão, Timo Bernhard (Alemanha), Brendon Hartley (Nova Zelândia) e Mark Webber (Áustria) não foram felizes nas duas primeiras etapas (acidente em Silverstone e um pneu furado em Spa-Francorchamps) e não veem a hora de recuperar o espaço perdido. Na clássica corrida em La Sarthe, a atuação das equipes e pilotos é recompensada com o dobro de pontos em relação às outras oito provas de seis horas que fazem parte do campeonato.
Para a Porsche, será a terceira participação em Le Mans após seu retorno ao mais alto nível do automobilismo. Em 2015, já na segunda tentativa, a Porsche conseguiu uma dobradinha no alto do pódio. O 919 Hybrid, com motor turbo V4 a gasolina com dois litros e seus dois sistemas de recuperação de energia (frenagem e escapamento), foi desenvolvido ainda mais. Ele gera uma potência de sistema de 900 cv 662 kW e ataca as estradas de Le Mans com uma configuração aerodinâmica especial, com arrasto reduzido. Nas longas retas do circuito, o 919 atinge frequentemente velocidades acima de 320 km/h.
Os seis pilotos de fábrica, juntos, já participaram da corrida de Le Mans por 49 vezes. O trio Bernhard/Hartley/Webber terminou em segundo no ano passado e agora pilota o protótipo futurista com o número 1. Já Dumas/Jani/Lieb ficaram em quinto em 2015 e dividem o Porsche 919 Hybrid número 2. No ano passado, o carro vencedor foi conduzido por Earl Bamber (Nova Zelândia), Nico Hülkenberg (Alemanha) e Nick Tandy (Grã-Bretanha).