Como parte das celebrações dos 60 anos da entidade, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, promoverá uma campanha sobre segurança veicular. O foco da iniciativa é a conscientização sobre os riscos da utilização do celular ao volante e da importância do uso do cinto de segurança não só nos bancos dianteiros, mas também nos traseiros.
Sob o mote “Patrulha Mirim: Unidos pela Segurança”, a campanha consiste em criar espaços personalizados e itinerantes nos principais postos de parada das rodovias próximas à Região Metropolitana de São Paulo. No local estarão profissionais caracterizados como patrulheiros, que convidarão crianças para participar da ação.
Ao entrar no espaço exclusivo, as crianças assistirão a um vídeo que explica de forma simples, rápida e prática a importância de usar o cinto de segurança também no banco traseiro e como o uso do celular na direção atrapalha o motorista, podendo ocasionar sérios acidentes de trânsito.
Ao término das mensagens, as crianças receberão um Kit Especial de Patrulheiro Mirim composto por adesivos, insígnia e um talão de multas. A ideia é que a cada vez que alguém utilize o celular ou esqueça de colocar o cinto enquanto dirige, a criança pode aplicar uma multa e em troca ganhar um chocolate ou balas e pirulitos. Desta forma a criança se torna um patrulheiro mirim do trânsito e pode repassar as mensagens de segurança para toda família e amigos.
As atividades ocorrerão em todos os sábados e domingos de julho, época de férias escolares, em pontos de parada da rede Frango Assado, localizados nas rodovias dos Bandeirantes, Carvalho Pinto, Presidente Dutra, Fernão Dias e Anhanguera. O horário de realização é sempre das 10h00 às 16h00.
Nos canais digitais, as pessoas poderão acessar o hotsite exclusivo da campanha e acompanhar onde a Patrulha Mirim estará naquele final de semana. Além disso, poderão criar uma imagem de patrulheiro, compartilhar fotos e mensagens nas redes sociais e imprimir seu próprio talão de multas. O endereço é: www.patrulhamirim.com.br.
Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, esta ação é de extrema importância para conscientizar adultos e também as crianças, que futuramente serão motoristas:
“A educação é um dos pilares básicos para toda sociedade e não seria diferente para o trânsito e mobilidade. Precisamos criar desde cedo motoristas mais responsáveis, conscientes da importância da segurança veicular e capazes de disseminarem as boas práticas”.
A primeira ação da campanha será realizada em 2 e 3 de julho no Frango Assado Caieiras, localizado à Rodovia dos Bandeirantes, Km 34, São Paulo, SP.