A BMW se juntou á Toyota para desenvolver uma nova geração de tecnologia de motores com células de combustível. As duas empresas já vêm trabalhando em outros projetos há mais de uma década. A marca alemã pretende lançar o seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível em 2028, oferecendo assim aos clientes uma opção adicional de trem de força totalmente elétrico com zero emissões.
As duas empresas compartilham a intenção de avançar na tecnologia do hidrogênio e, segundo as marcas, a união vai facilitar e agilizar esse desenvolvimento.
“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
Koji Sato, presidente e Membro do Conselho de Administração da Toyota Motor Corporation, disse: “Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na “abertura tecnológica” e uma abordagem ‘multicaminho’ para a neutralidade de carbono. Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio. Aceleraremos nossos esforços junto com a BMW e parceiros em vários setores para concretizar um futuro em que a energia do hidrogênio apoia a sociedade”.
Novo modelo
Após testar com sucesso o BMW iX5 Hydrogen em todo o mundo, o BMW Group está agora se preparando para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogênio em 2028 com base na tecnologia de trem de força de última geração desenvolvida em conjunto. Os modelos de produção em série serão integrados ao portfólio existente da BMW, ou seja, a BMW oferecerá um modelo existente em uma variante adicional de sistema de propulsão de célula de combustível de hidrogênio. Como a tecnologia FCEV é outra tecnologia de veículo elétrico, o BMW Group a vê explicitamente como um complemento à tecnologia de propulsão usada por veículos elétricos a bateria (BEV) e ao lado de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).
Hidrogênio
O hidrogênio é reconhecido como um promissor futuro portador de energia para a descarbonização global. Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável de energias renováveis na rede elétrica. O hidrogênio é a peça que falta para completar o quebra-cabeça.