Turismo virá repleto de novidades

O Campeonato Brasileiro de Turismo, principal série reveladoras de pilotos para a Stock Car, começa acelerar em 2016 nesse final de semana, nos dias 5 e 6 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba. A competição tem em seu calendário oito etapas marcadas, num total de 15 corridas. Todas as provas serão disputadas no sistema de rodadas duplas, exceto a final, marcada para 11 de dezembro em Interlagos, em São Paulo.

A temporada 2016 do campeonato está cheia de novidades e está ainda mais parecida com a Stock Car. A primeira mudança é em relação ao tempo de duração das corridas. A primeira de cada semana será disputada no sábado, com duração de 25 minutos mais uma volta, enquanto a segunda, disputada no domingo, terá 35 minutos mais uma volta. O grid da disputa de sábado será definido com treino de classificação de 20 minutos e cada piloto terá direito a duas voltas cronometradas. Já a formação da segunda corrida será a tradicional inversão dos seis primeiros colocados da prova de sábado.

Embora a duração das duas provas seja distinta, a pontuação é igual para ambas: 20 pontos para o vencedor, 16 para o segundo, 14 para o terceiro, 13 para o quarto, 12 para o quinto e assim, sucessivamente, em ordem decrescente de um ponto até o 16º colocado, que recebe um ponto. A disputa final, a única com sistema simples, com apenas uma corrida, terá duração maior, serão 40 minutos mais uma volta e pontuação dobrada em relação às outras corridas.

276348_579286_dud_8136_web_

Outra mudança é que nas corridas disputadas aos domingos e na final em São Paulo, as provas preveem uma parada de box com tempo mínimo entre a entrada e a saída do pit lane. No pit stop, as equipes poderão fazer qualquer tipo de manutenção, exceto reabastecimento.

Outro fator que aproxima as duas categorias é a introdução do push to pass. O botão de ultrapassagem já é usado há várias temporadas na Stock Car, permitindo ao piloto dispor de potência extra. A quantidade de acionamentos e os intervalos entre eles irá variar em cada etapa de acordo com o regulamento particular das provas.

“O Campeonato Brasileiro de Turismo é a principal categoria que prepara pilotos para a Stock Car. Temos um grid maduro, com grandes equipes – algumas também participantes da Stock -, e estas medidas visam não só aproximar as duas categorias com o push e o abastecimento, mas também preparar melhor os pilotos para que quando eles chegarem à Stock Car seu período de adaptação seja encurtado”, destacou Gue Marques, diretor do Campeonato Brasileiro de Turismo.