A Scania lançou X-gas, o primeiro caminhão brasileiro com autonomia de 900 km movido a gás natural veicular e/ou biometano. A marca também confirmou a chegada de outros modelos derivados de gás natural, com motorização de 460 cavalos de potência.
O Scania X-gas é derivado do modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. Segundo a marca, é o motor mais potente nesta categoria 8×2.
A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l. O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás, que garante 900 quilômetros de autonomia.
A conjunto poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
O preço do Scania X-gas é de aproximadamente R$ 900 mil, ou seja, 30% mais caro que o modelo semelhante a diesel.