Sucesso desde o seu lançamento, muito em virtude do trabalho produzido pela importadora da marca coreana, o HB 20 ganhou no ano passado uma nova geração. O modelo avaliado foi o topo de gama, a versão Platinum hatch, que ficou mais elitizada, bem equipada e com motorização 1,0 litro turbo.
Equipado
O destaque desta versão é o conteúdo, principalmente nos itens conforto e segurança. O modelo tem itens muitas vezes só encontrados em automóveis de valor bem maior, como o ADAS – Advanced Driver Assistance System (Sistemas avançados de assistência ao motorista), denominado no HB 20S Platinum de SmartSense.
Ele conta com frenagem autônoma de emergência, permanência e centralização em faixa com correção ativa, alerta de saída segura para abertura de portas, detector de fadiga do motorista, alerta de tráfego transversal à retaguarda ao sair de vaga perpendicular, alerta de objeto no banco traseiro, farol alto automático, monitoramento de pressão de pneus e alerta de ponto cego nos retrovisores externos.
O conforto é acentuado com o ar-condicionado com controle digital e automático, central multimídia de 8 polegadas com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e computador de bordo pelo qual o motorista pode se informar e configurar o veículo. Mas falta espelho retrovisor interno com escurecimento automático, que é muito útil à noite.
O painel de instrumentos é bem fácil de visualização, discreto, mas agradável.
Os bancos revestidos em tecido e imitação de couro são confortáveis e seguram adequadamente o motorista em curvas mais acentuadas.
Design
A nova geração se destaca por um design mais atual, mas discreto na dianteira, com nova grade e faróis mais finos. Já na traseira, uma barra de acrílico une as duas lanternas. O visual é agradável. Para ser sincero, essa adoção deixa o sedan mais atraente.
O que é grave são as setas, que foram colocadas na parte inferior do para-choques, dificultando muito a visualização dos veículos que vêm atrás.
Desempenho
O HB 20 2023 ganhou uma nova calibração na motorização, visando atender às determinações de emissões de poluentes do Proconve L7. O motor, ainda bem atual, tem três cilindros com bloco, cabeçote e cárter parcial em alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente com variação de fase na admissão e escapamento.
São quatro válvulas por cilindro e o sistema de injeção direta é otimizado pela presença de sensor de álcool na linha de combustível. Conta ainda com recurso de temperatura diferenciada no cabeçote e bloco para melhor eficiência térmica. Essa motorização faz com que o motor ofereça 120 cavalos a 6.000 rpm de potência máxima e 17,5 m·kgf a 1.500 rpm de torque. Isso, já que é flex, com qualquer combustível.
A transmissão é automática com seis velocidades com trocas bem programadas e eficientes. Para o uso “manual”, de uso questionável, o modelo vem com borboletas atrás do volante.
A dirigibilidade do HB 20 Platinum é boa e a nova calibragem do motor deixou a motorização mais esperta e eficiente, sem o efeito do turbo lag ou hesitação nas acelerações e retomadas de velocidade. O peso do hatch, de 1.137 quilos, ajuda nesse bom desempenho.
A aceleração de 0 a 100 km/h foi de 10,7 segundos e a velocidade máxima atingiu 191 km/h. Com a nova recalibração para atender o Proconve 7, que muitas vezes deixa os automóveis mais beberrões, o modelo da Hyundai nacional fez na média entre cidade e estrada, 8,9 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina. São números um pouco mais elevados que a geração anterior, mas compatíveis com o segmento.
Comportamento
No modelo topo de linha, a marca coreana adotou rodas de liga leve com 16 polegadas e pneus 195/55R16. Isso fez que fosse necessária uma recalibração e a marca optou por deixar os amortecedores, tanto na frente como na traseira, mais “moles”, visando também aumentar o conforto.
Porém, isso aumentou o ruído interno, diminuiu a estabilidade em curvas mais fortes e algumas vezes bate no final do curso. Também em velocidades mais elevadas, juntamente com a direção elétrica, deixou o carro mais sensível.
Os freios, a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, transmitem segurança e param em espaços razoáveis.
Preço
Hyundai HB20S Platinum Plus Turbo aut. – R$ 123.790,00