Uma corrida movimentada e um grid com 19 carros e 38 competidores marcaram a segunda etapa da Copa ECPA de Endurance, disputada neste domingo (28), no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo.
Carros de turismo, da categoria Marcas e Pilotos e os protótipos de gaiolas tubulares disputaram uma prova de três horas pelo circuito de 2.100 metros do traçado piracicabano para um total de 128 voltas. “Uma verdadeira maratona”, como definiu o piloto Benedito Giannetti, que compôs dupla com Athus Biruel, e terminaram a prova na quarta colocação. “Muito desgastante, mas muito prazerosa”, completou.
A vitória entre as gaiolas coube a dupla formada por pai e filho, Roberto Douglas e Douglas Correa, São Paulo, que venceram de ponta-a-ponta, ao completaram as 127 voltas em duas horas e 55 minutos.
“Ao conquistar a pole, na classificação, montamos uma estratégia de paradas que nos beneficiou. Ou seja, foi uma vitória tática. Mas isso não quer dizer que o equipamento não tenha ajudado. Tenho que agradecer toda a equipe por ter propiciado um acerto mecânico perfeito”, avaliou o Douglas pai.
A segunda colocação ficou com Leonardo Malara, de Araraquara, e em terceiro uma dupla de veteranos, formada por Arquimedes Canova e Airton Favoretto.
Turismo
Na categoria Turismo, os pilotos se dividem em A e B, conforme o regulamento do campeonato de Marcas e Pilotos. Na Turismo A, segunda vitória seguida da dupla formada por Rodrigo Stefanini e Rodrigo Huidobro, que correm comum Celta.
“Largamos no meio do pelotão e lá é sempre mais complicada a largada. Tanto que houve um acidente na primeira curva, mas consegui passar ileso”, afirmou Stefanini.
Já Rodrigo Huidobro assumiu o carro na volta 30 e segui até perto do fim, quando devolveu o carro para Stefanini cruzar a linha de chegada na primeira colocação. “Não foi tranquilo, o ritmo da prova estava forte e tivemos que ser agressivos para manter a posição até o final”, relatou Huidobro.
Na categoria Tursimo B, a primeira colocação ficou com o trio formado por Fernando, João Marcelo e João Filho, que mescla pilotos de Piracicaba e de São Paulo. Outros dois trios completaram o pódio João Moraes, Lisanadro e Danilo Gandelim, também de Piracicaba e São Paulo, Sérgio, Gustavo e Sollon, todos piracicabanos.
100 Milhas
Ainda há outras duas etapas desse torneio nesta temporada. Mas, a próxima será realizada no dia 6 de agosto, com a tradicional 100 Milhas Piracicaba, corridas de longa duração comemorativa ao aniversário da cidade, que em 2017 completará 250 anos.
Confira o pódio das três categorias:
Tubular
1º Roberto/Douglas Correa – São Paulo
2º Leonardo Malara – Araraquara
3º Arquimedes/Airton Favoretto – Piracicaba
4º Dito Giannetti/Athus Biruel – Piracicaba/Araraquara
5º Odair Possa/Guilherme – São Paulo
Turismo A
1º Rodrigo Stefanini /Rodrigo Huidobro – Capivari/Piracicaba
2º Luis Piccolo e Lamartine Pinotti – São Paulo
3º Juliano Gandelim/André Nobre – Piracicaba
4º Luiz Cirino/Rodrigo Moreno – São Paulo
5º Edson/Adriano/Bruno Paes – Santos
Turismo B
1º João/Fernando/João Fº. – Piracicaba/São Paulo
2º João Moraes/Danilo/Lisanadro – Piracicaba/São Paulo
3º Sergio/Gustavo/Sollon – Piracicaba
4º Ademir/Johnny Alves – São Paulo
5º Rogério/Rodolfo Soares – São Paulo