A Euro NCAP, organização que testa a eficiência da segurança dos carros fabricados na Europa, está introduzindo um novo teste de segurança em sua lista. A organização verificará, também, a qualidade dos sistemas autônomos de detecção de pedestres, que estão cada vez mais presentes nos novos modelos.
Analises de dados de acidentes na Alemanha e Reino Unido, indicam que a utilização deste tipo de sistema de frenagem autônoma de emergência impede que um a cada cinco acidentes seja fatal. A maioria das colisões ocorre quando os condutores não conseguem acionar o freio, freiam muito tarde ou sem a força necessária para parar o veículo. Muitas vezes isso acontece pela distração do motorista ou porque o pedestre atravessa inesperadamente. A Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) utiliza lasers, radares e câmeras para detectar a colisão iminente e executar a frenagem até a travagem total ou diminuição considerável da velocidade, de modo que o impacto seja evitado ou minimizado.
Os testes serão feitos com simulações em três tipos de cenários urbanos considerados comuns: travessia de adultos, pedestres caminhando ou correndo em frente ao veículo e uma criança saindo de trás de um carro estacionado. Para conseguir uma boa pontuação no teste, os veículos devem, em velocidades de até 40 km/h, evitar as colisões com os bonecos. Em velocidades entre 40 e 60 km/h, os testes visam reduzir a velocidade para menos de 40 km/h, fazendo com que o impacto seja minimizado.
A organização começou a testar a eficácia dos sistemas AEB dos fabricantes em 2013, mas se restringia a avaliar a colisão entre carros. Para os próximos anos, o planejamento é que a avaliação dos sistemas AEB se estenda também para ciclistas.
Os sistemas de detecção de pedestres já são oferecidos em vários veículos testados pelo Euro NCAP, incluindo Audi Q7, BMW série 2 e o BMW i3, Ford Mondeo, NX Lexus, Mercedes C-Class, Mini Cooper, Volvo V40, XC90, Toyota Avensis e VW Passat.