Fiat Mobi ganha versão aventureira

MOBI 005

 

Depois de uma apresentação desastrosa, a Fiat retoma os lançamentos das demais versões do seu pequeno Mobi. Apesar de apertado internamente, o modelo tem méritos, é agradável visualmente e tem bom desempenho. Agora chega a versão aventureira, a Way. As versões aventureiras é algo que a marca italiana domina. Afinal, foi dela a iniciativa pelo segmento, com o lançamento da Palio Weekend Adventure, sucesso de vendas até hoje. Os modelos aventureiros da Fiat são todos muito resolvidos em termos de engenharia e muito desejados pelos consumidores. O slogan de lançamento do modelo Way e Way On, “Um carro urbano com uma pegada aventureira”, tem realmente tudo a ver. O modelo ficou muito agradável de dirigir, tanto no asfalto como na terra. Mesmo com uma pequena elevação na suspensão, o modelo conseguiu obter uma excelente dirigibilidade e estabilidade. Fora que aumentou a altura para passar por obstáculos e buracos. O trabalho de engenharia foi muito bom. As versões Way chegam com suspensões mais elevadas, com molas e amortecedores recalculados, barra estabilizadora de 18 mm de diâmetro e coxim hidráulico no motor. O conjunto faz com que o modelo absorva bem as irregularidades e buracos das nossas grandes cidades e encarem num final de semana pisos de terra num passeio. Vale lembrar, que o modelo é um automóvel normal e não um off-road. Nem é essa a proposta. A intenção é superar com conforto pisos irregulares e não trilhas de jipeiros.

Interior

 

 

MOBI 013

Por dentro, o Mobi Way é muito agradável. O interior é bem acabado e tem padronagem dos tecidos exclusivos. O modelo que quer ganhar mercado pela praticidade, tem itens como: abertura interna do portas malas e tampa de combustível, banco traseiro bipartido e o Cargo Box, uma caixa removível, com divisória ajustável, que se encaixa perfeitamente no porta malas e facilita o transporte de objetos no dia-a-dia. Ele conta ainda com vários porta-objetos espalhados pelo interior, como porta-óculos, porta-copos, porta-garrafas e bolsa atrás dos bancos dianteiros. O Fiat Mobi Way vem equipado com o consagrado motor 1,0 litro, o mesmo que está disponível, no Uno e Palio. Num futuro próximo, o modelo contará com um motor de três cilindros. A transmissão manual é de cinco marchas.

 

MOBI 022

 

O Mobi não tem, nem como opcional, uma transmissão automatizada, o que seria muito útil tendo em vista que é um city car. Entre os itens de série estão ar-condicionado, direção hidráulica, air bag duplo + freios ABS com EBD, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, lane change, vidros e travas elétricas, brake light, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando para abertura e fechamento das portas, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, espelho no para-sol (motorista e passageiro), revestimento completo do porta-malas, entre outros. No teto, para diferenciar ainda mais do Mobi normal, barras longitudinais de teto. Os opcionais da versão Way são rádio Connnect integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming. Outra opção é o exclusivo sistema de conectividade para smartphones iOS e Android via Bluetooth – o Fiat Live On, que estará disponível em breve. Ambos os sistemas chegam acompanhados de alarme e comandos no volante.

 

MOBI 26

 

A versão Way On, mais completa, além dos equipamentos da versão Way conta com rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos (com função tilt-down) e repetidores de seta, sensor de estacionamento, Connect integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming com comandos no volante, revestimento exclusivo em tecido bicolor, painel com acabamento preto brilhante, apóia-pé, porta-óculos e alças de segurança no teto, além do console com porta-objetos e espelho adicional. Essa versão não tem opcionais.

O Mobi Way sai por R$ 39.300. Já a versão Way On, a topo de gama, custa 43.800.