O Ford Fiesta foi mais uma vez submetido a desafios radicais pelo piloto Ken Block, com a versão de rali RX43, no seu novo vídeo para a internet, o “Terrakhana”. Diferentemente dos outros nove vídeos da famosa série Gymkhana, que já somam mais de 400 milhões de acessos no Youtube, a nova produção é a primeira realizada em terreno off-road.
O vídeo foi gravado na área conhecida como Swing Arm City, em Utah, no oeste dos EUA. O local seco e arenoso abriga belas formações rochosas que o piloto percorre no seu estilo, desafiando a gravidade. Além de saltos radicais, ele escala paredões de mais de 45 graus e manobra na beira de suas encostas. Não faltam também os “zerinhos” em drift, atravessando enormes nuvens de poeira levantadas pelo carro no belíssimo cenário. Block costuma passar férias com a família nessa área, que logo veio à sua mente quando surgiu o projeto do vídeo.
“A Gymkhana começou quando eu buscava praticar a pilotagem de rali de uma forma mais acessível entre as corridas. Isso então cresceu para o que é hoje, mas sempre veio da vontade de me divertir com os carros”, conta Ken Block. “Para ser sincero, a maior diversão para mim é andar na terra e cascalho. Há anos eu queria fazer um vídeo de estilo Gymkhana na terra, é a realização de um sonho.”
Block já pilotou dentro de prédios abandonados e lugares exóticos pelo mundo. O deserto escolhido como seu novo parque de diversões combina altitude de mais de 1.300 m acima do nível do mar e temperaturas na casa dos 40°C. O Fiesta RX43 é o mesmo usado na Gymkhana 8, com mais de 600 cv. “Ele ainda está com motor ajustado para o estilo Gymkhana. É muita potência, mais do que eu normalmente usaria fora do asfalto”, diz o piloto.