Na onda dos motores de três cilindros, a Ford Brasil apresentou o seu motor de um litro, turbo, com a tecnologia EcoBoost. O motor não é exatamente novo, pois ele já existe há muitos anos na Europa, mas mesmo assim impressiona pelo espetacular trabalho de engenharia. Produzido na Romênia, é o único na história eleito três vezes consecutivas como “Motor Internacional do Ano” e cinco vezes na categoria até 1.0 litro. O modelo escolhido para receber inicialmente por aqui esse motor, é o Fiesta, modelo não menos consagrado. Inicialmente, o mil EcoBoost iria equipar diversas versões do modelo, mas com a crise econômica e a elevada cotação do dólar, o motor fica muito caro e a escolha da fabricante foi de equipar somente a versão top, a Titanium. Mesmo tendo ficado espetacular, mais econômico, melhor desempenho e mais sofisticado que o Fiesta com motor 1,6 litro, o modelo é muito caro: R$ 72 mil reais. O motor de 3 cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, movido somente a gasolina, desenvolve a impressionante potência de 125 cv e o torque de 17,3 kgfm fazem dele o 1.0 turbo mais potente e forte do mercado. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Segundo a fabricante, é também o campeão de economia, fazendo 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina, com nota A e Selo Conpet do Inmetro, órgão que classifica os motores quanto à eficiência energética no País. Outro ponto importante é que, em baixa rotação, o motor já entrega perto da força máxima. Ou seja, 90% do torque a apenas 1.500 rpm, a faixa mais usada no dia a dia. Para um carro com essas aptidões, é indispensável um pacote completo de segurança e de equipamentos de conforto. A transmissão é automatizada sequencial de seis velocidades. Linha completa O novo Fiesta ganhou pequenas novidades estéticas em todas as versões. Na versão Titanium, ele traz 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de partida sem chave Ford Power, chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital. Tem também sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e Assistência de Emergência. A linha agora é formada pelas versões 1.6 SE, SEL e Titanium e 1.0 EcoBoost Titanium. Com atrativos adicionais de design, tecnologia e inovação, a linha Fiesta é uma opção para os consumidores que estão migrando dos hatches médios para os segmentos de sedãs e utilitários esportivos. Todas as versões são bem equipadas. O Fiesta SE, com motor 1.6 Sigma e transmissão manual de cinco velocidades, traz itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, alarme volumétrico, som MyConnection geração 3 e computador de bordo, por R$51.990. A versão SEL, com motor 1.6 Sigma e câmbio manual ou sequencial, acrescenta controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento global e chave de segurança MyKey. Sai por R$58.790 com transmissão manual e R$64.990 com a sequencial. A versão Titanium também é disponível com motor 1.6, com os mesmos equipamentos do Fiesta EcoBoost e sai por R$70.690, ambas com transmissão sequencial. Neste momento, a Ford não está disponibilizando para as vendas no varejo a versão com o motor 1.5, o que leva a crer que acabará.