Ford Focus comemora 15 anos no Brasil

NovoFocus2016-Titanium-13
 

O Ford Focus completa 15 anos de presença no Brasil, período marcado por muitas inovações no segmento de carros médios. Recentemente, foi lançada no mercado brasileiro a terceira geração do Focus, nas versões Hatch e Fastback, trazendo padrões inéditos de segurança e tecnologia. De outubro de 2000 ao mesmo mês de 2015, a linha já vendeu cerca de 350.000 veículos no País.

O Focus chega a esta marca com importantes resultados de mercado. Além de liderar o segmento de hatches médios, com uma participação de mais de 31%, também cresceu entre os quatro portas com o modelo Fastback, que trouxe um apelo mais jovem e esportivo na categoria.

Reconhecido pelas tecnologias de segurança, dirigibilidade, conforto e design, o carro tem sido uma vitrine dos avanços de engenharia da Ford, que o tornaram líder mundial de vendas em vários momentos nos últimos anos. Em 2014, ficou entre os dois carros mais vendidos globalmente.

O Focus hoje está alinhado com o que é vendido na Europa, Estados Unidos e Ásia. Tecnologias como o assistente de frenagem autônomo, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares e faróis bi-xenon adaptativos estão entre as novidades introduzidas na linha no Brasil, junto com os motores 2,0 litros Direct Flex, de 178/175 cv, e 1,6 litro Sigma Flex, de 135/131 cv.

Carro global

O Focus chegou ao Brasil em outubro de 2000, nas versões hatch de cinco portas e sedã, com os motores Zetec 1,8 e 2,0 litros e câmbio manual de cinco marchas. Produzido na Argentina, trazia freios ABS e airbags de série na versão Ghia, e como opcionais na de entrada. Como na Europa, logo se destacou pela estabilidade, conforto de rodagem, espaço e ergonomia.

Concebido desde o início como carro mundial para suceder o Escort, o Focus surpreendeu pelas formas arrojadas e teve a consultoria do tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart no acerto de suspensão e direção. A carroceria com aços de diferentes espessuras, a suspensão traseira independente – pioneira na categoria – e o interior inovador e bem acabado eram outros destaques.

Em 2001, a linha passou pela primeira renovação de estilo, incluindo faróis com duplo refletor e piscas incorporados. A linha 2003 introduziu câmbio automático, teto solar com comando elétrico e a opção de bancos de couro. A primeira edição limitada, o esportivo XR, com motor 2,0 litros, rodas de 16 polegadas, suspensão rebaixada e teto solar, foi lançada em 2003 com 360 unidades.

Em 2004, o motor Zetec 1,8 litro substituído pelo Zetec Rocam 1,6, fabricado em Taubaté, SP. Em 2005, o modelo ganhou o motor Duratec 2,0 litros de 140 cv na versão automática e de 147 cv na manual. Em 2007, a linha introduziu o motor 1.6 Flex, de 113 cv com etanol.

Em 2008 chegou o Focus de segunda geração, atualizado com a Europa, com motor Duratec 2,0 litros com 16V a gasolina, de 145 cv. Com novo desenho e espaço interno maior, a linha incorporou avanços como partida por botão, ar-condicionado automático de dupla zona, câmbio automático com trocas manuais sequenciais e comando de voz para áudio, ar-condicionado e telefone.

Em 2010, o Focus ganhou dois novos motores Flex de alumínio: o Sigma 1.6 Flex 16V, de 115/109 cv, e o Duratec 2.0 Flex 16V, de 148/143 cv, além da nova transmissão manual IB5+ produzida no Brasil. Em 2011, a versão topo de linha Titanium substituiu a Ghia, com faróis direcionais automáticos, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico e porta-luvas climatizado.

A terceira geração lançada em fins de 2013 mudou o design, equipamentos e motores, com o 2,0 litros Duratec Direct Flex de injeção direta, de 178/175 cv, e 1,6 litro Sigma Ti-VCT Flex, de 135/131 cv, com partida a frio sem “tanquinho”. Transmissão sequencial PowerShift, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela de até oito polegadas, seis airbags, estacionamento automático, faróis de xênon, câmera de ré e teto solar foram outras novidades. No mesmo ano, o Focus foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber cinco estrelas de segurança do Latin NCAP.

Em 2015, o Focus ganhou novos aprimoramentos de design externo, em linha com a atual identidade visual dos veículos globais da Ford. O seu interior também recebeu novo design no painel central, além de acabamento aprimorado com materiais nobres. As tecnologias também avançaram com novos itens como o assistente que aciona os freios automaticamente quando detecta uma possível colisão em baixa velocidade, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares e faróis adaptativos que ajustam os fachos dependendo da velocidade e manobra.