A Ford exibiu pela primeira vez na Europa o Fiesta ST de nova geração, que estreia no mês que vem no Salão de Genebra. O hatch esportivo com novo motor EcoBoost 1,5 litro de três cilindros tem 200 cv e uma aceleração estimada de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, de acordo com a marca.
O Fiesta ST de terceira geração será o primeiro modelo da Ford Performance com motor de três cilindros e também o primeiro Fiesta ST com modos de direção selecionáveis: Normal, Sport e Track (pista), otimizando os controles do motor, direção e estabilidade para cada condição de rodagem.
O novo Fiesta ST ganha uma grade exclusiva, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos Recaro, sistema multimídia SYNC 3 e som B&O Play.
“O novo Fiesta ST oferece uma combinação sem precedentes de desempenho e ec
onomia de combustível para entregar uma experiência de condução ainda mais versátil, divertida, envolvente e gratificante”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.
Como os demais motores da família, o novo EcoBoost 1.5 combina turbocompressor, injeção de combustível em alta pressão e duplo comando independente e variável de válvulas. A arquitetura de três cilindros oferece naturalmente um alto torque em baixas rotações. Um novo turbocompressor, com turbina de design otimizado, aumenta o desempenho com pressão mais rápida e redução do atraso (lag).
Os modos de direção selecionáveis dão versatilidade ao novo Fiesta ST. No modo Normal, o mapeamento do motor, o controle de tração, o controle eletrônico de estabilidade, o som do escapamento e a direção elétrica são configurados para uma resposta natural e conectada.
No modo Sport, o mapeamento do motor e a resposta do acelerador são aprimorados e a direção é ajustada para um controle mais rápido. A válvula de controle de ruído ativa é aberta para um som de escape mais esportivo.
No modo Track, todas as características dinâmicas do veículo são ajustadas para uma aceleração mais rápida, o controle de tração é desativado e o controle de estabilidade permite um deslizamento maior para circuitos travados.