Ford Motor vai fechar a setentona Mercury

A Ford Motor Company pretende fechar a tradicional Mercury. A informação, ainda não oficial, foi divulgada pelas agências de notícias RTT News e Bloomberg. A Ford que é proprietária da marca estaria preparando os 1.780 concessionários da marca Mercury, nos Estados Unidos, para, de forma progressiva, desativar suas atividades naquele País.
Depois de 71 anos produzindo veículos mais básicos do Grupo Ford, as vendas caíram muito, cerca de 75% menores do que em 2000. Neste ano, foram vendidas 359.143 unidades no mercado norteamericano e em 2009, apenas 92.299 veículos.
Coerente com a nova estratégia, desde que Alan Mulally assumiu a presidência da empresa, em 2006, a atual logística é o foco na marca Ford. A marca norte americana já se desfez de outras marcas que tinha controle acionário para superar a crise mundial do ano passado.


A Divisão Mercury foi criada em 1939 por Edsel Ford, filho de Henry Ford, criador da empresa que leva o seu nome.  Na atualidade, o modelo mais vendido da Mercury é o sedan Milan, similar ao Fusion. Também fazem parte da gama de produtos Mercury o utilitário esportivo “Mariner”, muito próximo ao Ford Explorer e o sedan Gran Marquis, um carro mais luxuoso.