Importado do México, o Ford Fusion 2017 foi apresentado para o Brasil. O modelo não recebeu alterações drásticas, mas, sim, alguns tapas no visual, como faróis afilados, nova grade frontal, entradas de ar inferiores, além de um aerofólio discreto e uma faixa cromada que atravessa a traseira do veículo de um lado ao outro, interligando as lanternas.
O sedã conta com três versões e duas motorizações. A de entrada, SE, conta com motor 2,5 litros Flex, capaz de desenvolver 166,8 cv de potência e 23,5 kgfm de toruqe se abastecido com gasolina. Se o combustível for o etanol, essa potência chega 175,3 cv e 24,12 kgfm. As versões SEL, intermediária, e a topo de linha, Titanium, com duas opções da versão, FWD e AWD, contam com motor de 2,0 litros Ecoboost, que desenvolve 248 cv de potência e 38 kgfm de torque máximo
Por dentro as alterações são maiores. A primeira mudança é o seletor giratório de marchas E-shifter, que tomou o lugar da tradicional alavanca. Além disso os bancos contam com ajuste elétrico, memória e aquecimento na frente, além de refrigeração na versão Titanium AWD. O painel tem acabamento “soft”. A cor da cabine é o preto Ebony, com detalhes contrastantes em prata ou cinza metálico conforme a versão. Há também a opção Soft Ceramic, com bancos e detalhes das portas em couro claro, para a versão Titanium.
No entanto, a maior novidade interior é o novo sistema de conectividade SYNC 3 com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto. Essa conectividade permitirá travar e destravar o veículo, ligar a ignição e acessar informações do computador de bordo diretamente do smartphone.
O Fusion 2017 tem preço a partir de R$121.500 na versão SE, que vem com seletor E-shifter, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave, grade dianteira com controle ativo, faróis com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18”, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus e sistema de conectividade SYNC 3 com 11 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A versão SEL, que vem equipada também com sistema de desligamento e acionamento automático do motor, partida remota e novas rodas de liga leve, sai por R$125.500. O teto solar é opcional, por R$4.000.
Já a Titanium FWD, com tração dianteira, oferece adicionalmente: faróis Full LED, novas rodas de liga leve 18”, sistema de conectividade SYNC 3 com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do passageiro em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente e aerofólio. Ela custa R$138.000, com a opção de teto solar por R$4.000. Enquanto a topo de linha Titanium AWD, com tração integral inteligente, traz ainda: piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar, por R$154.500.