O britânico Lewis Hamilton venceu, neste domingo (3), o grande GP da Áustria, nona prova da temporada 2016 da Fórmula 1, e se aproximou do companheiro de equipe e líder do campeonato Nico Rosberg, que terminou em quarto. A diferença entre os dois era de 24 pontos antes da prova, com o resultado a diferença diminuiu para 11.
Lewis Hamilton largou da pole position e manteve a liderança até a 22ª volta, com pneus ultramacios, quando os pilotos da Ferrari, Raikkonen e Vettel assumiram as primeiras posições e Rosberg a terceira. O britânico voltou do pit stop na quarta posição, atrás do companheiro de Mercedes.
Na volta 27, com Vettel na liderança e Rosberg e Hamilton em segundo e terceiro, respectivamente, o pneu traseiro direito do piloto da Ferrari, até então líder, estourou no meio da reta, obrigando o piloto a deixar a prova. Nico Rosberg assumiu então a liderança, seguido por Lewis Hamilton e Verstappen.
Na última volta, Hamilton tentou a ultrapassagem, Nico Rosberg tocou o carro do companheiro, mas levou a pior, e teve parte da asa dianteira quebrada, perdendo não só a liderança para Hamilton, mas o segundo e o terceiro lugares para Verstappen e Raikkonen, terminando na quarta posição.
Largando dos boxes após ter um dano reportado em sua asa dianteira na classificação, Felipe Massa teve sua prova comprometida. Na F1, não se pode mexer no carro após o treino de sábado. Por trocar a asa, o brasileiro perdeu o décimo lugar no grid. Na corrida, Massa teve um bom ritmo, mas teve de abandonar a prova a seis voltas do fim.
O outro brasileiro, Felipe Nasr, fez sua melhor corrida do ano. Com uma estratégia de uma parada nos boxes, Nasr ficou grade parte da corrida entre as posições que pontuam. O Brasileiro terminou em 13º.
A próxima corrida é na semana que vem, dia 10, na Inglaterra.
Resultado GP da Áustria:
1 – Lewis Hamilton – Mercedes
2 – Max Verstappen – Red Bull
3 – Kimi Raikkonen – Ferrari
4 – Nico Rosberg – Mercedes
5 – Daniel Ricciardo – Red Bull
6 – Jenson Button – McLaren
7 – Romain Grosjean – Haas
8 – Carlos Sainz Jr. – Toro Rosso
9 – Valtteri Bottas – Williams
10 – Pascal Wehrlein – Manor
11 – Esteban Gutierrez – Haas
12 – Jolyon Palmer – Renault
13 – Felipe Nasr – Sauber
14 – Kevin Magnussen – Renault
15 – Marcus Ericsson – Sauber
16 – Rio Haryanto – Manor
17 – Sergio Perez – Force India
18 – Fernando Alonso – McLaren
19 – Nico Hulkenberg – Force India
20 – Felipe Massa – Williams
Não completaram:
Sebastian Vettel – Ferrari
Daniil Kvyat – Toro Rosso