Com início de disputa sob forte chuva, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, venceu o GP de Mônaco utilizando a tática de retardar a troca de pneus. A largada do sexto GP do ano, neste domingo (29), em Mônaco, foi dada com o Safety Car, que ficou na pista até a sétima volta, quando a corrida finalmente teve início. Hamilton largou em terceiro, assim como em 2008 quando também venceu o Grande Prêmio de Mônaco, e optou por uma técnica menos conservadora para chegar no topo do pódio.
Enquanto os outros pilotos optaram por substituir os pneus de pista molhada pelos intermediários ao passo que a pista secava, Hamilton resolveu esperar até que a pista estive seca para trocar direto pelos slicks. Deu certo. O primeiro colocado até então, o australiano da Red Bull, Daniel Ricciardo, fez a troca por intermediários e depois por slicks, assim como os outros pilotos. Nesta última, a equipe da Red Bull demorou para preparar os pneus, o que deu vantagem a Hamilton que não deu chances para o australiano retomar a liderança.
Hamilton comemorou a vitória e principalmente o fim da má fase. “É uma batalha, ainda falta muito para terminar, mas quando senti que não dava para piorar, melhorou. Acho que a mensagem para todo mundo hoje é ‘nunca desista’”, comentou.
Ricciardo, que terminou a corrida na segunda posição, mostrou insatisfação com o resultado e com os problemas no pit stop. “Não tenho ideia. Eu fui chamado para os pits, não fui eu que entrei porque quis. Eles deveriam estar prontos. É, machuca. Não tenho nada a dizer mais para ser honesto”, desabafou.
O pódio ficou completo com Sergio Pérez, da Force India. Sebastian Vettel ocupou a quarta colocação, à frente de Alonso. Felipe Massa garantiu um ponto concluindo a corrida na décima posição, mesmo com uma corrida opaca.
O xará de Massa, Felipe Nasr, não concluiu a disputa. O brasileiro não respeitou a ordem de deixar o companheiro de equipe, Ericsson, passar e se chocou com o colega da Sauber. Ambos deixaram a corrida. Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, condenou a atitude dos pilotos. “Foi um comportamento inaceitável de ambos os pilotos. Hoje o trabalho de toda a equipe terminou em um acidente”, comentou. “Marcus e Felipe sabem quanto trabalho é realizado a cada fim de semana. Eles têm a responsabilidade de terminar as corridas”, concluiu Monisha.
Nico Rosberg, líder da temporada, terminou a prova na sétima posição. O Alemão deixou Hamilton, companheiro de equipe, ultrapassá-lo no início da disputa após ordem dada pela Mercedes. O piloto demorou uma volta a mais para substituir os pneus intermediários pelo slicks e acabou ultrapassado por Nico Hulkenberg na última volta. Rosberg disse não ver problemas na ordem dada pela equipe para deixar o companheiro ultrapassa-lo. “Foi muito simples. No momento, eu estava muito longe e fora do ritmo. Lewis ainda tinha a chance de vencer a corrida, como fez. A equipe deu ao outro cara uma chance de ganhar a corrida. Foi doloroso, mas bastante simples”, admitiu o piloto.
A próxima disputa será realizada no Canadá, no final de semana de 12 de junho.
Resultado completo do GP de Mônaco:
1 – Lewis Hamilton
2 – Daniel Ricciardo
3 – Sergio Perez
4 – Sebastian Vettel
5 – Fernando Alonso
6 – Nico Hulkenberg
7 – Nico Rosberg
8 – Carlos Sainz Jr.
9 – Jenson Button
10 – Felipe Massa
11 – Esteban Gutierrez
12 – Valtteri Bottas
13 – Pascal Wehrlein
14 – Romain Grosjean
15 – Rio Haryanto
Não completaram:
Marcus Ericsson
Felipe Nasr
Max Verstappen
Kevin Magnussen
Daniil Kvyat
Kimi Raikkonen
Jolyon Palmer
Classificação geral após o GP de Mônaco:
1 – Nico Rosberg, 106 pontos;
2 – Lewis Hamilton, 82 pontos;
3 – Daniel Ricciardo, 66 pontos;
4 – Kimi Raikkonen, 61 pontos;
5 – Sebastian Vettel, 60 pontos;
6 – Max Verstappen, 38 pontos;
7 – Felipe Massa, 37 pontos;
8 – Valtteri Bottas, 29 pontos;
9 – Sergio Perez, 23 pontos;
10 – Daniil Kvyat, 22 pontos;
11 – Romain Grosjean, 22 pontos;
12 – Fernando Alonso, 18 pontos;
13 – Carlos Sainz Jr.,16 pontos;
14 – Nico Hulkenberg, 14 pontos;
15 – Kevin Magnussen, 6 pontos;
16 – Jenson Button, 5 pontos;
17 – Stoffel Vandoorne, 1 ponto.