Italiano transforma um Porsche num Speedster

Desde 1954 quando a Porsche lançou o Speedster, muitas variantes já surgiram e fazem parte da história da marca de esportivos. O modelo alia o prazer de dirigir ao ar livre, com a dirigibilidade de um superesportivo. Um Speedster tem como base um para-brisa encurtado e pela tampa traseira. Mas a marca alemã abandonou esse segmento nos modelos de produção em série.

Com exceção de duas unidades únicas e, muito mais tarde, um modelo reconstruído como parte de uma restauração de fábrica, não houve Speedster da quarta geração do 911/ 993, no programa de modelos regulares.

Apaixonado por esse tipo de esportivo e cliente fiel da Porsche, o designer, arquiteto  e colecionador de Speedsters,  Luca Trazzi,  realizou seu sonho de ter um 911 Speedster através do programa Sonderwunsch. O resultado é um carro único baseado inteiramente na visão pessoal do designer.

“No início, eu olhei ao redor, mas não encontrei o carro dos meus sonhos. Então, decidi construí-lo eu mesmo.” Luca Trazzi fez desta declaração lendária de Ferry Porsche, sua própria. E o bem-sucedido designer de Milão não apenas sonhou – ele também agiu. Um 911 Speedster da geração 993 estava faltando na extensa coleção de Speedsters.

Luca Trazzi recorreu à equipe Sonderwunsch da Porsche para realizar seu projeto. Juntamente com os especialistas, ele transformou seu carro dos sonhos em realidade. Foram necessários mais de três anos para criar seu carro único baseado em um 911 Carrera Cabriolet (993) de 1994. O modelo de dois lugares, com a característica tampa traseira, que também passou por modificações técnicas abrangentes, é um dos destaques da Monterey Car Week deste ano (9 a 18 de agosto de 2024) na Califórnia.

“Quando jovem, me apaixonei perdidamente pelo purista Porsche Speedster. Tive que trabalhar muito para poder comprar meu primeiro Porsche, um Speedster 1600 Super de 1955. Desde então, consegui viver minha paixão, ou mais precisamente, minha mania por Speedsters,” diz Luca Trazzi. “Meu sonho era completar minha coleção com um 911 Speedster 993. Por paixão, desenhei como esse modelo poderia parecer. Queria que o projeto unificasse os elementos estilísticos de todos os modelos Speedster anteriores. Porque, embora essa versão de carroceria tenha sempre se desenvolvido ao longo da sua história, preservou a elegância dos seus antecessores e permaneceu fiel às suas origens” disse o italiano.

O Speedster é pintado em Amarelo Otto, foi desenvolvido especialmente para o carro. As rodas de liga leve de 18 polegadas no design Turbo são pintadas de preto, com a linha fina em amarelo contrastante.

O interior é dominado pelo couro preto com costura decorativa em amarelo. Os encostos de cabeça apresentam o logotipo do Speedster bordado. O destaque visual do interior é proporcionado pelos centros dos assentos, que possuem um design quadriculado em amarelo e preto. Uma obra-prima de artesanato, com cada quadrado sendo cortado e costurado à mão.

O motor, chassi, direção e sistema de freios são do 911 Carrera RS (993). Na época, o motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar era o motor mais potente da Porsche, com uma cilindrada de 3,8 litros gerando 221 kW/ 300 cavalos.