O Ford Ka entrou para o seleto clube de veículos com mais de 1 milhão de unidades produzidas no País. Em suas três gerações, o hatch compacto se consolidou como um dos líderes de vendas do mercado brasileiro, mudou de segmento, passou por grandes transformações e tornou-se global, com projeto desenvolvido no Brasil. Hoje o modelo produzido na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.
A mudança radical do Ka nos seus 20 anos de história no País é um caso único dentro da indústria automobilística. Nascido como subcompacto na Europa para atrair um público jovem, com formas revolucionárias, se transformou em um compacto familiar global de volume, desenvolvido no Brasil para atender uma faixa ampla de consumidores.
A linha introduziu também seguidas novidades nos motores, nos equipamentos e versões especiais que contribuíram para impulsionar o seu sucesso, conquistando vários prêmios e uma grande legião de fãs.
“O Ka cumpriu a missão de elevar o patamar da marca no segmento de maior volume do mercado. É um produto moderno, competitivo, desejado e em constante evolução, que soube avançar para antecipar tendências e atender as necessidades dos consumidores”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing de Produto da Ford.
A primeira geração do Ka, lançada no Brasil em 1997, representou o primeiro passo da renovação da marca no País, tanto no aspecto industrial como de imagem. Para produzi-lo, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, passou por uma completa modernização da linha de montagem.
Primeiro subcompacto brasileiro, também foi o veículo que estreou o design “New Edge” da Ford, com formas arrendondadas inovadoras e nome inspirador – que significa, em egípcio, “espírito que anima todos os seres vivos”. Com as características de facilidade de manobra, economia de combustível e desempenho dos motores 1.0, de 51 cv, e 1.3, de 60 cv, da família Endura-E, foi logo muito bem aceito no mercado.
Em 2000, a linha ganhou o motor Zetec RoCam de 65 cv. Em 2002 o hatch passou por uma reestilização traseira, feita exclusivamente para atender o gosto dos consumidores locais, com pára-choques de linhas retas, nova tampa do porta-malas e lanternas verticais.
A segunda geração, em 2008, trouxe a primeira grande mudança. A carroceria foi ampliada para acomodar cinco passageiros, mantendo a configuração de três portas. Junto com os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, introduziu diferenciais interessantes no segmento de entrada, como alarme volumétrico, controle remoto das portas e do porta-malas e travamento automático das portas a 15 km/h. Na linha 2012, passou por uma leve reestilização na grade dianteira e na lanterna traseira.
A terceira geração, desenvolvida no Brasil, chegou em 2014 com projeto totalmente novo e global. Montado no complexo da Ford em Camaçari, na Bahia, com carroceria de quatro portas e espaço maior para cinco passageiros, o modelo inovou também na tecnologia, na oferta de equipamentos e nos motores. Além do 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, produzido na nova fábrica inaugurada na Bahia, passou a oferecer o Sigma 1.5 de 110 cv, com vários aprimoramentos para o desempenho e a economia.
Entre outros itens, o novo Ka foi o primeiro da categoria a vir de série com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto e som com comandos de voz e Bluetooth. E inovou também nos opcionais, com a oferta de controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de conectividade SYNC com assistência de emergência e sistema AppLink para aplicativos de celular.
Versões especiais
As versões especiais do Ford Ka são um capítulo à parte, que tem como mais novo representante o recém-lançado modelo Trail. Com acessórios de estilo aventureiro e nova suspensão elevada e reforçada para rodagem off-road leve, é o primeiro exemplar dessa linha na geração atual do Ka.
A primeira geração do carro, mesmo sem ter sofrido mudanças radicais, teve vários desses modelos. Entre eles, destacam-se o Ka XR 1.6, esportivo completo, o Ka Black, edição limitada de luxo com bancos de couro e outros equipamentos, o Ka Action 1.6 e o Ka MP3, com ênfase na tecnologia de som e no estilo jovem. O Ka Camaleão, inspirado no carvanal, foi outra edição limitada.
Em 2008, na segunda geração, trouxe a série especial Tecno com aparelho de som MyConnection e rodas de 14 polegadas. Logo depois, veio a versão ST, com pacote de itens esportivos. Em 2010, foram lançados os pacotes Trail, com acessórios de apelo aventureiro, e ST, de estilo urbano. Em 2011, chegou a versão Sport 1.6, com faixas esportivas e acabamento diferenciado.