No dia a dia do Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, os AGVs (Automatic Guided Vehicles) – pequenos robôs autoguiados que conduzem diferentes carrinhos de peças e plataformas – rodam pelos corredores tocando uma seleção de até oito músicas. Mas esta playlist recebeu um incremento de peso no primeiro dia de produção em série do Kicks brasileiro. E foi ao vivo! O cantor Daniel se apresentou para os 1.800 funcionários da unidade industrial em um show de mais de uma hora no meio das linhas de produção.
O show aconteceu logo após uma apresentação de resultados do chairman da Nissan América Latina, José Valls, e do presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, e outro executivas da direção da empresa.
Sucesso no Brasil, o Kicks, até então, chegava ao país importado do México. Para produzi-lo em Resende, a marca fez um investimento de R$ 750 milhões, instalou novos equipamentos na linha de produção e treinou centenas de funcionários especificamente com foco no novo veículo para garantir seu alto padrão japonês de qualidade.
No total, mais de 700 trabalhadores foram treinados especificamente para a produção do SUV. O foco foi na avançada tecnologia embarcada e na ampla gama de sistemas de segurança que compõe o conceito da Mobilidade Inteligente da Nissan. Os especialistas da fábrica de Resende foram treinados para a perfeita instalação de equipamentos como a Câmera 360º com imagem integrada ao display do rádio, o Detector de Objetos em Movimento, os Controles Dinâmico do Chassi e Dinâmico em Curvas, o Estabilizador Ativo de Carroceria e o Controle Dinâmico de Freio Motor.
Alguns especialistas foram treinados no Global Pilot Line, centro piloto das linhas de produção da marca, na planta de Oppama, em Yokosuka, no Japão, e também na fábrica de Aguascalientes, no México, onde o Kicks já é fabricado.
“A produção do Nissan Kicks em Resende é o resultado da união da grande capacidade profissional dos nossos funcionários com o que há de mais moderno em termos de tecnologias e processos de produção”, afirma Hitoshi Mano, Vice-presidente de Manufatura da Nissan América Latina.