O maior veículo dos utilitários esportivos da marca alemã Audi desembarca no Brasil em versão única Ambition, muito mais equipado e bonito. O Q7 foi totalmente reprojetado. Por fora ficou um pouco menor, mas por dentro ganhou mais espaço. E o mais importante: perdeu 325 quilos em relação ao modelo anterior.
O “regime” se deve ao maior uso do alumínio na sua base estrutural, representando 41%, alcançada em grande parte pela utilização da nova plataforma MLB, desenvolvida pelo Volkswagen, proprietária da Audi. A arquitetura modular que combina alumínio, aços de alta resistência e materiais compósitos vai ser utilizada em diversos produtos do Grupo Volkswagen, como o novo Audi A4, o Porsche Cayenne e o futuro utilitário esportivo da Bentley.
O modelo ainda conta com diversas atrações, como o painel igual ao lançado no TT, entretenimento para crianças e adultos (os populares “sossega crianças”) e muita, mas muita mesmo, tecnologia embarcada.
Espaço e tecnologia de sobra
O novo Audi Q7 chega ao Brasil com a motorização V6 de três litros TFSI com compressor e injeção direta de combustível, que permite ao grandão de mais de cinco metros e 2.060 quilos (na versão sete lugares) acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e atingir a máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Com tração integral permanente Quattro, associada à excelente transmissão automática Tiptronic de oito marchas, garante harmonia ao conjunto, proporcionando segurança e conforto.
Um dado muito interessante é que o enorme utilitário esportivo de até sete lugares fica muito fácil de ser conduzido e até permite uma tocada mais esportiva e ágil. Um grande parceiro do motorista é o Drive Select, sistema que seleciona os modos de condução, desde a altura até o endurecimento da suspensão e do câmbio numa tocada mais “desportiva”.
O painel é outra atração à parte. Lançado no modelo TT, o revolucionário Audi Virtual Cockpit é um painel que pode ser configurado pelo motorista e tem tudo lá. Navegação, instrumentos para qualquer informação do funcionamento do veículo, internet e entretenimento. Um verdadeiro show. O sistema de som Bang&Olufsen com 23 alto-falantes e 1.920 watts reproduz som como num cinema ou casa de espetáculos da melhor qualidade.
O espaço interno é espetacular. Além de muito conforto em qualquer dos sete lugares, os materiais utilizados impressionam. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7 supera até mesmo as dimensões de seu antecessor, apesar de o carro como um todo ser ligeiramente mais compacto. Todos os passageiros podem entrar confortavelmente no carro por meio de portas amplas e com aberturas altas.
O sistema de bancos do novo Q7 foi totalmente reprojetado. Comparado ao do modelo anterior, é quase 19 kg mais leve, cinco deles eliminados dos bancos dianteiros. Forrados com couro, os assentos oferecem um confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados não apenas verticalmente, mas opcionalmente também na horizontal. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista. Ambos trazem suporte lombar.
A segunda fileira de bancos também oferece espaço e conforto de alto nível. O encosto – dividido na proporção 35/30/35 – pode ser ajustado na inclinação em 16 posições. Na terceira fileira, opcional, os encostos podem ser divididos 50/50 e podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assoalho do porta-malas. Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.
O preço do novo Q7 é de R$ 399.990,00, podendo chegar aos R$ 500 mil com os equipamentos extras.