Dois anos depois do lançamento do Mercedes AMG GT, a marca lança a versão topo de linha: AMG GT R. O modelo mais furioso da família traz o mesmo motor V8 4,0 litros biturbo, mas com ajustes que o deixam ainda mais potente. Em comparação à versão S, o GT R tem 75 cv a mais de potência, trazendo 585 cv frente aos 510 cv da S, enquanto o torque máximo passa de 66,3 kgfm para 71,4 kgfm. Essas alterações dão ao modelo a possibilidade de acelerar de 0 a 100 km/m em apenas 3,6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 318 km/h, segundo a Mercedes.
A caixa automatizada, AMG Speedshift, de duas embreagens e sete velocidades continua inalterada assim como a tração traseira. No entanto, as mudanças não param. A Mercedes aplicou uma peça de fibra de carbono de dois quilos que, no modo “Race”, se move cerca de 40 milímetros para baixo, melhorando a aerodinâmica e evitando que o eixo dianteiro se eleve. Além disso, o GT R conta, também, com um novo sistema de esterçamento das rodas traseiras, que giram levemente para o lado oposto das rodas dianteiras, permitindo melhoras nas curvas de alta velocidade. É a primeira vez que um modelo Mercedes AMG conta com este tipo de sistema, semelhante ao utilizado no Porsche 911.
Além destas novidades, o “Diabo Verde” traz inúmeros materiais leves, como os para-lamas dianteiros, o teto e o tubo de torque da transmissão em fibra de carbono, o capô dianteiro de magnésio e o silenciador traseiro de titânio. Esses itens possibilitaram um enxugamento de 90 kg do modelo se comparado à versão S, deixando-o com 1.555 kg.
O modelo chega aos Estados Unidos em 2017, mas a marca ainda não divulgou os valores