O Nissan Kicks, modelo mais vendido da marca atualmente, no Brasil, agora é nacional. O SUV passa a ser fabricado no Complexo Industrial da empresa em Resende, no Rio de Janeiro, e chega às lojas já no mês de julho. Entre as novidades do Kicks nacional estão o alerta de colisão e o assistente inteligente de frenagem, itens opcionais para a versão topo de linha, SL. Além do sistema multimídia “Nissan Multi-App”.
Outra novidade é a ampliação da oferta de cores. Uma delas é a vermelho “Malbec” e as outras são novas opções “2-Tone”. Agora, além da carroceria cinza com teto laranja oferecida no Nissan Kicks vendido até então, há outras quatro: prata com teto preto, branco com teto preto, cinza com teto preto e preto com teto cinza. Com o Kicks fabricado no Brasil, a Nissan passa a atuar também em novos segmentos do mercado, como taxistas e pessoas com deficiência (PcD).
A versão de entrada do modelo nacional será a S com opções manual, ou CVT, recentemente lançada, que chega ao mercado em julho. Ambas com a mesma lista de equipamentos, com airbags duplos frontais, ar-condicionado, ISOFIX, ABS com EBD e assistente de frenagem (BA) volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, retrovisores com ajuste elétrico, sistema de partida a frio, travamento central automático das portas com o veículo em movimento e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico. No entanto, a versão com câmbio CVT adiciona faróis de neblina. A versão manual parte de R$ 70.500, enquanto a CVT será vendida por R$ 79.200.
O crossover brasileiro ganha também uma inédita versão SV – diferente da edição limitada SV “Limited” trazida para o Brasil do México –, que é equipada exclusivamente com câmbio XTRONIC CVT com modo Sport e sai por R$ 85.600. Esta nova versão de produção em série tem os mesmos equipamentos da versão S CVT com acréscimo da câmera traseira; partida sem o uso da chave; retrovisores externos com indicador de direção de LED; rodas de liga leve aro 17; sensor de estacionamento; sistema de navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas e controles de tração e estabilidade (VDC) com sistema inteligente de partida em rampa (HSA).
Completando a linha nacional, a versão SL ganha sistema multimídia Nissan “Multi-App” e retrovisores com rebatimento elétrico automático, que se juntam aos já conhecidos itens da versão: Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne sistemas eletrônicos como o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake); acendimento inteligente dos faróis; airbags laterais e de cortina; ar-condicionado automático digital; Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos (MOD) e painel de instrumentos TFT. O preço sugerido é de R$ 94.900.
A opção topo tem como opcional o pacote “Pack Tech”, com o alerta de colisão, assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB) e faróis dianteiros com assinatura de LED.
Todas as versões do modelo contam com o já conhecido motor 1,6 litro de 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque máximo, que, de acordo com a Nissan, o consumo na cidade com câmbio manual é de 7,8 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina). Na estrada, marca 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina). Com a transmissão CVT as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois tipos de ciclo.