Há quase dois anos andamos nos primeiros modelos do BYD Tan EV que chegaram ao Brasil. Na época, escrevemos a impressão muito positiva e o requinte do interior. Agora, a marca chinesa lança no mercado nacional a sua segunda geração do SUV com sete lugares e 100% elétrico. E por incrível que pareça, o TAN ficou ainda mais luxuoso e sofisticado tecnologicamente.
Uma das atrações mais importantes, já que ainda é um “gargalo” de todos os modelos elétricos, a bateria Blade agora tem mais potência: foi de 86,4 kWh para 108,8 kWh. Ou seja, 25% a mais. Assim, sua autonomia saltou de 309 quilômetros para 430 quilômetros no ciclo PBEV. Já pelo ciclo WLTP a autonomia chega a 530 quilômetros. Ou seja, são mais de cem quilômetros de alcance em relação ao modelo anterior.
Além do aumento da autonomia, o BYD Tan também teve uma elevação do já impressionante torque, que passou de 680 para 700 N.m. Por conta de ter um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro, o modelo tem tração integral (All Wheel Drive-AWD). O dianteiro tem potência máxima de 180 kW e o traseiro, com 200kW, proporcionando uma potência combinada de 517 cavalos e torque máximo combinado de 700 N.m. Desta forma, o BYD TAN EV pode atingir uma velocidade máxima de até 190 quilômetros por hora e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, segundo a fabricante.
Isso se levando em conta que o TAN pesa 2.630 kg. Neste quesito também teve um aumento, que foi explicado pelos engenheiros que foi graças á maior bateria e o maior numero de itens de segurança e de tecnologia.
Design
O design do novo SUV melhorou em relação á geração anterior. As mudanças foram nos para-choques dianteiro e traseiro, nova grade dianteira anterior, assim como os faróis e as lanternas. As lanternas têm efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED, que foram mantidos da versão anterior. No geral, as linhas suaves e limpas e dão ao grandão um ar de harmonia ao conjunto.
O TAN é grande. São 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o BYD TAN 2024 é 10 centímetros mais longo que a versão anterior, com 2,82 m de distância entre eixos, o que pode ser traduzido em mais espaço para até sete ocupantes.
Para levar tanta gente, o SUV tem um porta-malas com espaço para 235 litros para bagagem, isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes caírem para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera 1.655 litros. Mais que muita picape.
A suspensão evoluiu e agora é do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Essa facilidade, encontrada nos veículos premium do mercado, representa um grande ganho para o conforto e segurança dos ocupantes, que podem alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores, com um simples toque na tela. Deixando o carro no modo conforto ou esportivo, que é mais rígido. Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson e, traseira, Multi-link.
Interior
O interior do carro traz materiais diferenciados de alta qualidade e acabamento sofisticado. No painel de instrumentos, o modelo conta com cluster LCD de 12.3” digital, configurável e de excelente resolução. Destaque ainda para o sistema de cockpit inteligente (ICS), multimídia integrado por uma grande tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica e portas de conexão USB e SD car, além de compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play.
O volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. O modelo também incorporou o sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes, proporcionando som de altíssima qualidade. Saídas de ar individualizadas com painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com um maior isolamento sonoro são outras novidades do BYD Tan EV 2024. Por fim, destaque para o novo teto solar panorâmico de vidro deslizante, que se estende por toda a extensão do espaço interno.
Como no modelo anterior, a maior parte dos comandos – do sistema de navegação ao ar-condicionado – concentra-se na tela do sistema multimídia. Ar-condicionado automático de três zonas de temperatura e saídas independentes para a área do meio/traseira com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares, são características presentes na versão 2024.
Iluminação interna nas portas e painel por LED com 32 opções de configuração de cores, Internet 4G e serviço de nuvem, além de sistema nativo de navegação GPS, entre outros, também fazem parte dos itens disponíveis para o SUV elétrico da BYD.
O interior manteve o mesmo acabamento premium, com materiais de alta qualidade e uma arquitetura minimalista. Traz duas opções de tonalidade de acabamento: marrom ou preto.
O BYD Tan EV tem muita tecnologia. O SUV conta com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) para abrir, fechar e até mesmo ligar o veículo por intermédio do celular ou cartão, um item tão conveniente e pequeno, que se encaixa em uma carteira comum.
Seguro
Ainda segundo a importadora, foi atualizado o trem de força, com a redução de vibrações para uma condução mais suave. Na segurança passiva, conta com sete airbags para todos os ocupantes. Destaque para o airbag de cortina, que protege até os passageiros da 3ª fileira de bancos. A frenagem, segundo a marca, boa eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.
O Tan EV 2024 vem equipado com câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do avançado sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou, alerta de tráfego cruzado na traseira, responsável pelo monitoramento de pontos cegos.
O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.
O novo modelo também possui sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System) ou Sistema de Permanência em Faixa. Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso, conhecido também como AEB (Automatic Emergency Braking) ou frenagem automática de emergência, foi projetado para ajudar o condutor, ativando automaticamente os freios se não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.
Preço
BYD Tan EV – R$536.800,00
A garantia é de cinco anos ou 500.000 quilômetros.