A Honda apresentou nesta terça-feira, dia 17, no Los Angeles Auto Show, o mais novo integrante da décima geração da família Civic, o Coupé 2016. A marca, que tem apostado na esportividade desde o lançamento do sedã, em setembro, com uma traseira nos moldes fastback, abusou ainda mais dessas características na nova versão.
A nova carroceria manteve alguns traços do sedã, como a distância do entre-eixos e a largura. No entanto, outras características foram alteradas para adaptá-lo ao novo estilo do veículo, como a altura do teto, que está três centímetros mais baixa que no modelo apresentado há dois meses, e o comprimento, que é cinco centímetros e meio menor. A diminuição do teto está bem visível por conta do caimento acentuado logo após os bancos dianteiros, enquanto a principal responsável pela diminuição no comprimento é a parte traseira do veículo, que além de mais curta, agora conta com um pequeno aerofólio. Outra novidade na traseira é a lanterna, que diferente do formato em “L” encontrado no sedã, faz um arco completo em torno da tampa do porta-malas.
Assim como no Civic sedã, duas motorizações estão disponíveis. Para os modelos mais básicos é oferecido um motor 2,0 litros aspirado i-VTEC, com 158 cavalos de potência e 19 kgfm de torque. Para essa motorização estão disponíveis os câmbios: manual de seis velocidades e CVT. Os modelos mais avançados vão contar com um motor 1,5 litro turbinado, com injeção direta, potência e torque máximos de 174 cavalos e 22,4 kgfm, respectivamente. Os veículos com essa motorização serão equipados com câmbio CVT.
A chegada do modelo nos Estados Unidos está prevista para março de 2016. Enquanto isso, o mercado brasileiro não tem informações sobre a vinda da versão coupé. Entretanto, o sedã deve chegar no segundo semestre do próximo ano.
A versão sedã apresentada em setembro terá preços entre US$ 19.475 e US$ 27.335 para o mercado americano. A nova carroceria, porém, ainda não teve o valor informado.