Durante anos, o Hyundai Tucson virou uma febre no Brasil. Como se diz popularmente, “vendia que nem água”. Isso levou a CAOA, que até então importava o modelo, quando ele foi descontinuado no restante do mundo e substituído pelo IX35, a começar a produzi-lo aqui, na fábrica de Catalão (GO). Mesmo sem continuar a ser uma febre, o modelo ainda vende e convive saudavelmente com o IX35. Agora a CAOA decidiu lançar uma nova geração do modelo, mas continuar com a antiga. O modelo é muito mais bonito que o antigo, maior e com motor muito mais potente. O design é muito agradável e o espaço interno surpreende. A bem da verdade, curiosamente, o novo Tucson, se situa acima do IX35. São duas configurações de acabamento e uma versão especial. A motorização é única, o 1,6 litro turbo.
O SUV será comercializado em duas configurações (GL e GLS), mas há ainda uma edição limitada de lançamento, a Top, muito mais completa. Existe uma boa chance dessa versão, conforme sua aceitação, passar a integrar o portfólio.
Desde a versão GL, de entrada, o novo Tucson disponibiliza itens como botão de partida sem chave, sistema Start&Stop, acesso ao veículo sem uso de chave (Smart Entry), ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado dual zone, central de entretenimento com tela sensível ao toque de 7”, conectividade Android Auto e Carplay, retrovisores externos com desembaçador, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), dispositivo de fixação de cadeirinhas (ISOFIX), airbags laterais e de cortina, além de bancos em couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro.
A configuração GLS acrescenta painel de bordo com tela LCD de 4,2”, faróis com projetor e fita em led, lanterna traseira em led, teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento, maçanetas cromadas e retrovisor externo com iluminação de poças.
Na edição limitada, o modelo ganha resfriamento e aquecimento de bancos, abertura do porta-malas por aproximação, faróis e lanternas de led, assistente de estacionamento, detector de ponto cego e moldura cromada nos vidros.
O modelo chega ao mercado brasileiro para disputar espaço com recém lançado Jeep Compass, com o Honda CR-V, o Kia Sportage, o Audi Q3, entre outros. Para isso, o Tucson conta com o motor turbo 1.6 T-GDI (Gasoline Direct Injection), capaz de gerar 177 cv de potência e 27 kgfm de torque máximo, entre 1.500 e 4500 rpm. O motor é associado sempre a uma transmissão de sete velocidades com dupla embreagem.