A Volvo revelou esta semana durante o Salão de Genebra o sucessor de seu modelo mais bem-sucedido: o XC60. Substituir um grande sucesso não é tarefa fácil, mas a marca aposta em tecnologia para emplacar a nova geração do SUV. As inspirações para o novo XC60 ficam claras logo de cara: o irmão maior, XC90. As semelhanças são muitas, desde o design até o interior.
Por fora, o modelo, com nove anos de mercado, se renovou sem perder as características atuais da marca. Os novos faróis com iluminação de led e as lanternas em “L”, com extensão lateral, são atrativos. Por dentro, a semelhança com o irmão continua. Uma grande tela vertical de LCD contempla quase todas as funções, com exceção do sistema de som, que fica logo abaixo.
Mas, o principal atrativo do modelo é mesmo a segurança. De acordo com a marca, o XC60 é um dos modelos mais seguros já fabricados. Entre os itens, constam o Assistente de Direção, o Oncoming Lane Mitigation, que utiliza o Assistente de Direção para evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, e o Blind Spot Information System (assistente de ponto cego), que usa essa mesma funcionalidade para reduzir o risco de colisões de mudança de faixa.
Além disso, há também, como opcional, o Pilot Assist, um sistema de condução semiautônomo que auxilia o condutor na direção, aceleração e frenagem a até 130 km/h, em pistas bem sinalizadas.
Entre as cinco opões de motorização, destaque para o híbrido T8 Twin Engine, na versão topo de gama, com 407 cv de potência máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, de acordo com a Volvo. Além dela, há dois motores a diesel: D4 (190 cv) e D5 (235 cv). Movido à gasolina, mais duas opções: T5 (254 cv) e T6 (320 cv).