Mesmo fazendo sucesso desde seu lançamento, em 2009, a beleza no design do Panamera nunca foi unanimidade, mas isso começou a mudar com o lançamento da segunda geração do modelo, que já demonstrava melhoras no visual. E agora, a perua Panamera Sport Turismo deixa clara a evolução de design do modelo. Muito parecida com o conceito apresentado em 2013, a perua é exatamente igual ao sedã até a metada do veículo. Da coluna para trás segue com o teto mais elevado e uma caída drástica e elegante no final.
A nova linha foi divulgada hoje pela marca e será apresentada durante o Salão de Genebra em cinco versões: Panamera 4, Panamera 4S, Panamera 4S Diesel, Panamera 4 E-híbrido e Panamera Turbo. Feita sob a mesma plataforma, a perua tem o mesmo tamanho do Panamera: 5,05 metros de comprimento e 1,94 de largura. O portamalas é 35 litros maior, capaz de comportar até 520 litros – com excessão da versão hibrida que suporta até 425 por conta das baterias.
O Sport Turismo é o primeiro Panamera a contar com cinco lugares. Isso porque o modelo sempre contou com um console central no banco traseiro que ocupava o lugar do passageiro central, o que não existe na perua. Esse conceito é chamado pela Porsche de 4 + 1, ou seja, quatro adultos e uma criança. Também há a versão para quatro ocupantes, dessa maneira os dois bancos contam com ajuste elétrico.
Mesmo com mais espaço, o carater esportivo do modelo fica claro com o spoiler adaptável incluso no teto do modelo. O ângulo desse espoiler pode ser alterado (manual ou automáticamente) para três estilos de condução, gerando um downforce adicional de até 50 kg no eixo traseiro. Em velocidade de até 170 km/h o spoiler mantem-se na posição de 7º, o que reduz o arrasto e otimiza o consumo de combustível. Mas, acima dessa velocidade, ou acima dos 90/h no modo de condução esportivo, o spoiler sobe automaticamente um grau, aumentanto assim a estabilidade do veículo. Já com o teto panorâmico o ângulo é de 27 graus, o que diminuiu o ruído do vento.
A versão de entrada, Panamera 4, conta com motor de 330 cv, mas a potência pode chegar a 550 cv na topo de linha, Turbo Sport Turismo. As versões 4S Diesel, 4S e 4 E-híbrido Sport Turismo contam com potência máxima de 422 cv, 440 cv e 462 cv, respectivamente. Um dos destaques da linha é que todas as versões contam com a tração integral, além de todos os recursos da segunda geração do Panamera.
A perua Sport Turismo inicia suas vendas na Europa em outubro com preços de 97.557 euros para o Panamera 4, 120.048 euros para o 4S, 123.975 euros para o 4S Diesel, 112.075 euros o 4 E-híbrido e 158.604 a topo de linha Turbo.