Depois de 56 anos de tradição, finalmente o Salão do Automóvel de São Paulo deixa o Anhembi e estaciona em um espaço mais amplo e moderno. Nesta quinta-feira (10) o São Paulo Expo abriu as portas aos visitantes do maior evento automotivo do Brasil e o quarto maior do mundo. As coletivas e apresentações para a imprensa tiveram início nesta terça-feira (8), com todas as novidades do evento.
Em um ano de crise econômica, o Salão representa exatamente a atual situação financeira do País. Com instalações mais humildes, os estandes das marcas não contam com grandes estruturas e grandes espetáculos. Prova disso são alguns estandes enxutos, sem as grandes atrações encontradas no passado. Mas, ainda assim, há muitas novidades para os visitantes. Veja algumas das principais atrações deste ano.
Volkswagen
A Volks não trouxe grandes modelos, mas apresentou um conceito esportivo do Gol que representa exatamente o que a sigla GT simboliza para a marca: a esportividade e a paixão dos consumidores por ela. A VW foi pioneira na esportividade com suas versões do Gol GT em vários momentos. A última delas foi em 2004, com o 16V Turbo.
Fiat
A estreia do motor de 3 cilindros da Fiat deveria acontecer com o compacto Mobi, mas o atraso fez com que o Uno fosse o primeiro a receber o motor. Com isso, sobrou à marca apresentar uma versão posterior do Mobi com a motorização que já não é mais inédita. O modelo é um dos veículos presentes no Salão, ao lado do 124 Spider e outras automóveis da marca, como a inédita Toro Black.
Honda
A principal atração da japonesa este ano é o WR-V, recém apresentado. O SUV compacto é uma mistura entre HR-V e Fit. O design da dianteira um pouco mais agressiva lembra o SUV, enquanto o tamanho e os traços fazem referência ao hatch. Ou seja, a cara do HR-V com corpo do Fit. Além disso, a marca apresentou uma versão topo do HR-V, que, assim como o Civic, leva o nome “Touring”.
Nissan
A também japonesa Nissan não apresentou novos modelos, mas trouxe a linha 2017 da picape média Frontier, que chega ao mercado no primeiro trimestre do ano que vem. A picape está sendo exibida na versão cabine dupla com tração 4×4, equipada com motor diesel 2,3 litros turbo, de 190 cavalos de potência. Além da Frontier, a Nissan também apresentou uma versão intermediária do Kicks, a SV Limited. O crossover é o mais novo lançamento da marca e estreou mundialmente no Brasil, em agosto.
Toyota
A Toyota traz dois lançamentos ao Salão de São Paulo. A primeira novidade é o RAV4, que será comercializado no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2017, em versão única, com tração 4×2, motor 2,0 litros 16V e transmissão CVT (com simulação de sete velocidades). O conjunto mecânico gera potência máxima de 145 cv e torque de 19,1 kgfm. A segunda é o mais novo representante do segmento dos crossovers compactos da marca: o C-HR. O modelo foi apresentado pela primeira vez como conceito em 2014 no Salão de Paris. A versão final foi vista em Genebra, em março deste ano, e agora em São Paulo.
Ford
Exibido pela primeira vez no Brasil, o Mustang GT é garantido como mais nova estrela do mercado nacional. A marca anunciou o início das vendas do superesportivo no País a partir do segundo trimestre de 2017, com entrega prevista para início de 2018. O motor Ecoboost do Mustang tem potência máxima de 600 cv.
BMW
No ano em que a marca alemã comemora um século de história, o Salão de São Paulo é o escolhido para receber a apresentação do novo X2 Concept, um conceitocompacto de apelo esportivo e urbano, que busca inspirações também em modelos coupê.