Um dos lançamentos mais aguardados do mercado brasileiro, a sétima geração do BMW Série 5 fará sua estreia no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Em duas versões – 530i M Sport e 540 i M Sport – o modelo é recheado de itens que constam apenas em modelos superiores como o Série 7.
“Estamos muito entusiasmados com a proximidade do lançamento do novo BMW Série 5 no Brasil. Trata-se de um carro fantástico, de forte apelo emocional, repleto de tecnologias e conectividade, e que personifica muito do que o BMW Group está desenvolvendo para o futuro da mobilidade premium”, diz Nina Dragone, diretora de Marketing e Produto da BMW do Brasil.
Sedan executivo conta com a versão mais recente do sistema BMW ConnectedDrive, que engloba serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente e o CBS – Condition Based Service. A integração com smartphones também foi melhorada por meio da tecnologia Apple CarPlay, disponibilizada pela primeira vez em conexão sem fio.
Além disso, o modelo conta com sistemas que garantem uma direção quase autônoma, facilitando a vida do motorista. Para isso, o sedã vem com uma câmera que monitora a área externa ao redor do veículo, que pode contar com auxílio de equipamentos opcionais, como um radar e sensores de ultrassom
O pacote tecnológico do sedã agrega novos dispositivos como o Driving Assistant Plus, capaz de auxiliar o motorista nas mais diversas circunstâncias ao volante. Há ainda o Parking Assistant Plus, que ajuda a estacionar e manobra o veículo sem intervenção do condutor.
Em relação à mecânica, o modelo aposta no tradicional motor TwinPower Turbo. A versão 530i trará sob o capô um quatro cilindros em linha de 2,0 litros, capaz de entregar 252 cv de potência e um torque máximo de 35,7 kgfm, com tração traseira. Associado ao motor está o câmbio automático Steptronic de 8 velocidades, com borboletas atrás do volante para trocas manuais.
O 540i, por sua vez, é equipado com um bloco de seis cilindros em linha, 3.0, que gera 340 cv e 45,9 kgfm de torque. Essa versão também conta com o Steptronic, de oito marchas, e tração traseira. Em ambas as versões, a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Visualmente, as novidades que mais chamam a atenção na sétima geração do Série 5 são o design do conjunto óptico, apoiado na grade frontal, e o novo para-choques de contornos mais evoluídos e encorpados. O duplo rim, marca registrada da marca, ficou maior e passa a vir equipado com a tecnologia Active Air Stream, que tem a função de controlar a abertura e fechamento automático das aletas dos defletores de ar, melhorando a aerodinâmica e, consequentemente, diminuindo a emissão de CO².
Atrás, as lanternas ganharam formato mais estendido, porém seguem integradas à tampa traseira. A troca de geração também alterou as dimensões do modelo. Agora, ele mede 4,936 metros de comprimento, com 2,975 m de distância entre-eixos, 1,466 m de altura e 1,868 m de largura, incluindo os espelhos retrovisores laterais. O tanque tem capacidade para 68 litros de
Alguns recursos que chamam a atenção é o Multifunctional Display, um painel de instrumentos digital com tecnologia Black Panel e tela de 10,2 polegadas. Os três modos diferentes de condução – Confort, ECO PRO e Sport – e suas características específicas podem ser exibidos no painel, com cores e grafismos exclusivos para cada caso.
A lista de equipamentos de segurança ativos e passivos inclui seis airbags – duplos frontais, dianteiros laterais, de cortina dianteiros e traseiros –, freios a disco ventilados com ABS, farol de neblina traseiro e Dynamic Breaking Lights.