A BMW apresentou nesta quarta-feira (12) a sétima geração do Série 5, que chega em 2017 carregado de novidades, várias delas vindas do irmão maior, Série 7. O modelo está maior, mais leve, mais tecnológico e mais dinâmico.
O Série 5 foi construído a partir de uma nova plataforma, a CLAR (Cluster Architecture), que utiliza em sua composição alumínio, aços de alta resistência e magnésio. Isso possibilitou que, mesmo ganhando maiores dimensões, o modelo reduzisse seu peso em quase 100 kg em relação a versão anterior. Agora, o sedã mede 4,93 m de comprimento, 3,6 cm a mais que seu antecessor, tem 1,86 m de largura (0,6 a mais) e entre-eixos de 2,97 m, que, embora pouco em relação ao comprimento, teve um acréscimo de 0,7 cm. Além disso, o baixo coeficiente de arrasto, apenas 0,22, que associado ao sistema de esterçamento das rodas traseiras, recurso que favorece o comportamento dinâmico do veículo em curvas, garantem uma aerodinâmica inigualável.
Em relação a tecnologia, o que mais chama atenção no sedã é a moderna central multimídia, associada à tela de 10,25 polegadas, capaz de responder a gestos e o sistema Remote 3D View, que permite ao condutor visualizar a área ao redor do veículo por meio de um app ligado a sensores de ultrassom. Mas não para por aí, o modelo traz um line-up incomparável de dispositivos de assistência. Entre eles sistema de estacionamento comandado pela chave, assistente ativo de troca de faixa, que funciona até 210 km/h, assistente de engarrafamento e Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo (ACC), que garantem um elevado grau de semi autonomia ao veículo. Há ainda o Start Stop com capacidade de interpretar as circunstâncias para decidir quando deve ou não ser ativado.
O BMW Série 5 conta com quatro opções de motorização, duas a diesel e duas a gasolina, todas elas são equipadas com a tecnologia BMW TwinPower Turbo e tem a opção de tração traseira ou tração integral xDrive. Todas as versões contam com câmbio automático de oito velocidades.
As versões equipadas com motor a gasolina são: 530i e 540i. A primeira, com 4 cilindros em linha e 2,0 litros turbo, é capaz de desenvolver 252 cv de potência e 35,7 kgfm de torque máximo. De acordo com a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Já a 540i, por sua vez, é equipada com um seis cilindros em linha, 3,0 litros, de 340 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Se equipado com tração integral, acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, segundo a BMW.
As versões com motor a diesel são: 520d e 530d. A primeira tem sob o capô um quatro cilindros que desenvolve 190 cv de potência e torque de 40,8 kgfm. Segundo a BMW, o 520d faz de 0 a 100 km/h em 7,6 s e a velocidade máxima é de 237 km/h. A segunda conta com um seis cilindros de 265 cv e 63,2 kgfm de torque e faz 0 a 100 km/h em 5,7 s. Alcança 250 km/h de velocidade máxima de acordo com a marca.