O motor TFSI de 2,5 litros, da Audi, conquistou pelo sétimo ano consecutivo o prêmio “Motor Internacional do Ano”, que premia motores entre 2 e 2,5 litros. O motor premiado é o foco central do RS Q3 Performance, além dos RS Q3 e RS 3 Sportback, oferecidos no Brasil. “O prêmio é a validação da nossa estratégia de desenvolvimento para motores de cinco cilindros”, afirma Dr. Stefan Knirsch, Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimento Técnico da Audi AG.
A Audi informou ter aumentado a potência do bloco ao adicionar um radiador maior e uma bomba de combustível otimizada, permitindo adicionar 27 cv extras à potência, enquanto o torque cresceu de 45,9 kgfm para 47,4 kgfm. Ainda de acordo com a marca, o RS Q3 Performance, topo de linha entre os SUVs compactos de alta performance, pode acelerar, então, de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos – 0,4 segundo mais rápido que o RS Q3. A velocidade máxima chega a 270 km/h.
O Dr. Stefan Knirsch, explicou que “o motor de cinco cilindros é um dos mais tradicionais da companhia” e que vão continuar trabalhando em seu desenvolvimento. E garantiu, ainda, que o novo TT RS virá equipado com um recém-desenvolvido motor de cinco cilindros feito de alumínio.
O prêmio “Motor Internacional do Ano” é apresentado anualmente desde 1999, com um painel internacional de 65 jornalistas especializados que elegem os melhores propulsores do ano em diversas categorias. Esta é a 12ª vez que a Audi recebe o prêmio.