A Copa Petrobras de Marcas inicia, neste final de semana (10), sua sexta temporada. O circuito escolhido para a primeira corrida do campeonato de 2016 é o Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. No total, são 21 pilotos confirmados para a etapa, o que causa grandes expectativas. Outro motivo para aumentar a emoção é que a temporada 2016 terá um campeão inédito, já que Vitor Meira, Ricardo Maurício e Thiago Camilo não participarão da competição. Nove equipes foram confirmadas para defender as cinco fabricantes que irão disputar o certame: Honda, Renault, Ford, Toyota e Chevrolet.
A Ford é a única fabricante que conta com apenas uma equipe: a Friato Racing Team, que traz pela segunda vez consecutiva os pilotos Marcelo Tripa e Cesar Bonilha. A Chevrolet traz a equipe já conhecida Onze Motorsports, com Nonô Figueiredo no primeiro carro e Marcio Basso no segundo. A equipe estreante da Chevrolet, a Radiex RSports, optou por uma dupla de pilotos em um dos carros. Renato Braga e Renan Guerra disputarão juntos a corrida, enquanto Ayman Darwich ocupará o outro carro.
Outra marca que optou pela dupla de pilotos é a Toyota. Sua primeira equipe, a RZ Motorsport, traz a dupla Ricardo Sperafico e Patrick Choate em um dos carros e Thiago Marques pilota o outro Corolla. Na Paraguay Racing, estreante da Toyota, Thiago Klein e Marco Romanini dividem um veículo e Odair dos Santos disputa em outro.
A C2 Team é a primeira equipe da Renault e conta com os pilotos Gabriel Casagrande, vencedor de cinco corridas na temporada de 2015, e Willian Starostik. A outra é a Greco Renault, que faz sua estreia na Petrobras de Marcas com a dupla responsável por seis vitórias na última temporada: Guilherme Salas e Fabio Carbone.
E por fim, a atual campeã Honda. Os responsáveis por pilotar o Civic da JLM Racing são: Vicente Orige e Carlos Souza. Já a JLM Sport conta com Daniel Kaefer e com o vice-campeão de 2015, Gustavo Martins.