Demorou cinco anos, mas ficou espetacular. O Honda Civic Type R chega em julho com a proposta de ser um “carro de corrida para as ruas”. O bólido é movido pelo motor mais extremo e de mais alto desempenho já produzido para um Type R, e estabelecerá novos padrões para o segmento hatch de alta performance com tração dianteira.
Tendo como base a palavra japonesa Buttigiri, que significa “romper com o presente e deixar o resto para trás”, os engenheiros da Honda buscaram desenvolver um Type R que faria mais do que atender às grandes expectativas do emblema vermelho. O novo Civic Type R foi projetado para oferecer um desempenho dinâmico e de ponta, tanto em pistas rápidas como naquelas repletas de curvas ou mesmo nas pistas de corrida, ao mesmo tempo em que oferece um pacote prático e de fácil uso, tudo o que se espera de um Civic.
A estreia mundial do novo motor VTEC Turbo de 2,0 litros da Honda, um ronco esportivo, o estilo agressivo único e as novas tecnologias de ponta do chassi são combinados para entregar uma das mais gratificantes experiências ao volante disponíveis na categoria.
O novo Civic Type R 2015 marca o início de uma nova era de alta performance da Honda, que busca, a partir do DNA de corrida da marca, entregar o ápice da linha Civic. Como parte da última geração de veículos Honda, o modelo demonstra a abordagem pioneira da marca em relação à inovação tecnológica, que proporciona mais comodidade e conforto a seus clientes. Disponível apenas com cinco portas e em duas versões, o novo Civic Type R está pronto para levar a Honda de volta ao topo entre os hatches de alta performance com tração em duas rodas, com o início de sua comercialização na Europa, a partir de julho deste ano.
O mais potente
No coração do Civic Type R está o novo motor a gasolina VTEC Turbo 2.0 de injeção direta, que entrega potência, torque e desempenho em números sem iguais no segmento hot hatch com tração dianteira. O pico de potência é de 310 cv a 6.500 rpm e o torque máximo é de 400 Nm entre 2.500 e 4.500 rpm – ambos mais altos do que os de qualquer outro modelo Honda Type R.
Possuindo limite de rotações a 7.000 rpm, o motor (parte da série da nova geração Honda Earth Dreams Technology) apresenta um novo e avançado sistema turbocharger que traz as lendárias tecnologias VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control – controle variável de tempo e abertura das válvulas) e VTC (Dual-Variable Timing Control – controle duplo de variação do tempo das válvulas), que aumentam a resposta em baixos regimes e entregam aceleração contínua.
A combinação de um turbocharger com as tecnologias VTEC e Dual-VTC da Honda traz uma série de benefícios à geração de potência e torque, eficiência e disposição dos componentes. O Dual-VTC permite um grau de sobreposição do tempo das válvulas (overlap), que é controlado minuciosamente, abrangendo um amplo regime de rotações para beneficiar a capacidade de resposta e eficiência. O VTEC varia o nível de abertura das válvulas de exaustão para reduzir o retardamento do turbo por meio de uma maior pressão de exaustão em baixas rotações, enquanto entrega um alto rendimento em giros mais altos. Como resultado dos benefícios oferecidos por essas tecnologias, um mono scroll turbocharger pode ser utilizado para produzir um pico de potência de ponta em sua categoria, enquanto preserva a resposta nas baixas rotações do motor e a entrega de potência nas altas. Para aumentar ainda mais a capacidade de resposta, o sistema de turbocharger inclui uma válvula eletrônica que proporciona um maior grau de liberdade ao controle de pressão de indução em relação a uma válvula convencional.
Tecnologias de combustão de alta precisão não apenas contribuem para a melhoria da potência do motor, mas também resultam em maior economia de combustível e em emissões mais baixas. A essência dessas tecnologias é um sistema de injeção direta que previne a aderência do combustível na admissão, injetando-o diretamente nos cilindros e fazendo com que apenas o ar passe por ela, com o auxílio do controle da injeção multiponto da Honda. Um injetor de alta pressão (20MPa) é utilizado para aumentar significativamente a atomização do combustível e é auxiliado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressão do combustível em relação a um sistema convencional baseado em uma bomba de combustível.
O desempenho arrebatador do Civic Type R é incomparável no segmento hot hatch de tração dianteira: a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 5,7 segundos e a velocidade máxima é a maior da categoria, 270 km/h. Apesar de sua impressionante performance, o Civic Type R alcança um baixo nível em emissões de CO2 com apenas 170 g/km, uma excepcional eficiência no consumo de combustível e está de acordo com as regulamentações de emissões Euro 6b.