Vendas este ano podem chegar a 2,5 mi

“Vejo com muito otimismo o mercado de carros, as vendas estão avançando além da expectativa. Acredito que o chegaremos a 2,5 milhões de unidades este ano”.

Assim o presidente da Fenabrave, entidades que representa as concessionárias do Brasil, José Mauricio Andretta Junior, resumiu o balanço do setor no primeiro semestre do ano, em reunião nesta quarta-feira (3/7/24). Andretta Junior lembrou que no início do ano fez uma previsão de crescimento de 12%, o que foi considerado “muito otimismo”, e no entanto o índice de crescimento registrado no primeiro semestre foi ainda maior, 14,6%.

As vendas totais de veículos automotores no semestre foi de 1.143.796 contra 998.164 no mesmo período do ano passado.

O setor de carros e comerciais leves vendeu 1.077.003 unidades e teve um crescimento de 15,3% no acumulado do ano. No mês de junho, as vendas totais foram de 214.289, crescimento de 10,3% sobre maior e de 13,1% sobre junho do ano passado.

As vendas de caminhões cresceram 10,2% no semestre, com vendas de 55.457 unidades. O desempenho do setor de pesados, segundo a entidade, segue o bom desempenho na construção civil e da mineração, além do agronegócio, que é a alavanca do setor.

“O que vende carro é crédito. O que vende caminhão é PIB” definiu Andretta Junior.

Em relação ao segmento de ônibus, que teve queda de 15,4% no semestre, ele explicou que o governo federal liberou R$ 20,5 bilhões para o programa Caminho da Escola, verba que será liberada somente após as eleições, por isso o crescimento só deverá ocorrer no fim do ano e no ano que vem. (AutoInforme)