A Volare lançou, no dia 27, o micro-ônibus Cinco, o novo veículo da marca. Diferente dos outros veículos de transporte de passageiros existentes no país, que nascem a partir de modelos destinados ao transporte de carga, o Volare Cinco foi desenvolvido “de dentro para fora”, ou seja, priorizando as necessidades dos ocupantes.
O desenvolvimento do Cinco iniciou em 2013 e para o projeto, a marca realizou uma pesquisa com diversos usuários, que resultou em uma analise de 702 citações de 35 diferentes empresas que atuam no ramo. “Realizamos pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o motorista que, normalmente, é o dono do veículo nesse tipo de transporte, além de custo/benefício e porta-pantográfica automática, entre outras. Enfim, características ora presentes nas vans, ora nos ônibus. Então, a proposta foi unir tudo isso em um só veículo”, explica Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare.
O Volare Cinco tem três diferentes configurações, Escolar, Executivo e Executivo Plus, com 13, 16 e 20 passageiros, respectivamente. Todas as versões do micro são equipadas com motor Cummins ISF de 2,8 litros, 150 cv de potência e torque de 36,7 kgfm a 1.500 rpm. A transmissão é manual de cinco marchas.
Com 6,70 metros de comprimento, 2,01 de largura e 2,74 de altura, o Cinco pesa 3,5 toneladas e dispõe de 1,57 m³ de espaço no porta-malas.
O modelo parte de R$ 169 mil com a versão Escolar, passando pela Executiva por R$ 198 e completando a gama com a Executiva Plus por R$ 218 mil. As 200 primeiras unidades terão R$ 8 mil de desconto.