A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar a marca de 3,5 milhões de veículos exportados desde que iniciaram os seus embarques, em 1970. A empresa foi a maior exportadora do setor automotivo em 2016, com 107.322 unidades embarcadas para 17 países.
“A Volkswagen tem como uma de suas vocações a exportação, enviando para diversos países em todo o mundo os produtos fabricados com mão de obra brasileira. É motivo de grande orgulho para nós conquistar a marca de 3,5 milhões de veículos exportados e a confirmação, mais uma vez, do posto de maior exportadora do setor automotivo do País, especialmente num ano de grandes desafios, como foi 2016. Em 2017, pretendemos atuar ainda mais intensamente nos mercados da América do Sul, América Central e Caribe, que têm um grande potencial para o desenvolvimento dos nossos negócios”, diz o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
O modelo mais exportado em 2016 foi o Gol, com 49.911 unidades, seguido do up! (20.318), Voyage (17.512), Saveiro (12.443). O principal mercado externo da marca continua sendo a Argentina, com 57.555 unidades embarcadas. A Volkswagen foi a marca líder em vendas no país vizinho.
Em 2016, a marca iniciou as exportações do novos Gol, Voyage e Saveiro, lançados no ano passado, para países como a Argentina, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. A Saveiro também abriu um novo mercado, passando a ser exportada para a Jamaica. A marca também iniciou a exportação do Gol e da Saveiro para Honduras, do Gol para Curaçao e da Saveiro para o Panamá.
Em toda a sua história, a Volkswagen já exportou seus veículos para 147 países. Em 2015, comemorou 45 anos do primeiro embarque de veículos para mercado no exterior, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970).
Com mais de 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no País. A empresa utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos, dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).