Pela primeira vez desde o lançamento da original YZ, há 38 anos, a nova Yamaha YZF450F surpreende por adotar um sistema de injeção eletrônica (F.I.) acompanhada de inúmeras mudanças e melhorias que a tornaram um modelo único, um ícone exclusivo de uma nova geração.
Entusiastas do off-road esperavam mais da Yamaha – além da simples adoção da injeção eletrônica, por isso a marca fez um belo trabalho e não só substituiu o carburador, mas desenhou uma motocicleta completamente nova, uma máquina para aproveitar todo o potencial do novo sistema de alimentação.
Para alcançar esta meta de tirar maiores vantagens da injeção, a nova YZ450F tem características únicas e soluções mecânicas sem igual, como um sistema de admissão e alimentação na parte dianteira do propulsor e escape na traseira, além do cilindro ficar inclinado para trás. Estes ajustes favorecem uma melhor dirigibilidade e também contribuiu para a melhora na centralização de massa, na motocicleta.
Enquanto isso, o chassi adota alumínio – projetado recentemente com a armação em viga bilateral, que tem características como excelente absorção de choques e que, em combinação com a centralização aumentada da massa e rebaixamento do centro de gravidade, ajudam a alcançar um nível mais elevado de desempenho e maneabilidade.
Um novo acessório soma agora pontos junto aos pilotos é o “YZ Power Turner” – fornecido com o produto no Brasil, que tem o tamanho de um celular e permite sem auxilio de um laptop, por exemplo, por meio de referências num mostrador 3D o ajuste do volume de injeção de combustível – que pode ser aumentado e reduzido em até 21% em quinze regulagens de -7 a +7 e avanço da ignição em quatorze regulagens que vão de -9 até +4.
As combinações desses dois parâmetros permitem inúmeras configurações de mapeamento, tudo acertado de acordo com o tipo de pista ou preferências individuais, por meio de uma interface prática e simples.
Em todos seus aspectos a YZ450F foi projetada para responder ao último anseio dos pilotos por um menor raio de curva sem esforço e rapidez.
A nova YZF450R está disponível ao preço de R$ 34.144,00, na cor branca e com três meses de garantia de fabrica.
Yamaha YZ250F 2010
Desde a sua criação em 2001, e posterior entrada no Campeonato do Mundial da FIM em 2003, a YZ250F passou a ser o modelo de referência nos circuitos mundiais. A lenda do MotoCross, Stefan Everts, dominou a segunda metade da temporada de 125cc em 2003, e nos cinco anos seguintes com a YZ250F, além de Antonio Cairoli, ter conquistado outros dois títulos mundiais.
O modelo é bastante competitivo, principalmente nas mãos de jovens pilotos, como Zach Osborne e Loic Larrieu na MX2-GP, e Christophe Charlier, que atualmente domina o Campeonato Europeu de MX2.
A YZ250F 2010, desenvolvida a partir desse impressionante trabalho nas pistas; mantém seu propulsor monocilíndrico quatro tempos de 250cc de refrigeração liquida, com algumas melhorias em relação a versão 2009 e continua a ser a melhor escolha e equipamento para os jovens motociclistas que aspiram ter sucesso nos circuitos.
O modelo está disponível por R$ 28.513,00.
Yamahas YZ85LW, WR250F e WR450F
Para a temporada 2010 as motocicletas YZ85LW, WR250F e WR450F têm novos gráficos, a YZ85LW adotou um novo câmbio enquanto nos modelos de enduro a parte técnica permanece sem alterações.
Preço
YZ 85 LW R$ 14.511,00
WR250F R$ 29.531,00
WR 450F R$ e 33.760,00
Todas com três meses de garantia de fabrica.